ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara acelera tramitação de projetos do reajuste da Educação

17 de março de 2022, por Leandro Perché

Reajuste poderá ultrapassar 38% para servidores da Educação até maio.

Os servidores da Educação da rede municipal de ensino de Contagem comemoraram o início da tramitação, nesta terça-feira (15/03), na Câmara Municipal, de três projetos de lei que tratam da valorização da categoria.

Contendo reajustes nos salários e gratificações e ampliação de cargos, as matérias foram lidas em plenário e, no mesmo dia, passaram pela Procuradoria e Comissão de Legislação e Justiça, recebendo pareceres favoráveis. Nesta quinta-feira (17), foram avaliadas em reunião conjunta pela Comissão de Administração e Serviços Públicos e pela Comissão de Educação da Câmara, que sinalizaram que devem propor alterações para ampliar os benefícios.

Comissão de Legislação e Justiça

Assim que as proposições foram lidas em plenário, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), garantiu celeridade no processo legislativo. “Devido à relevância e à importância dos projetos, e pelos muitos anos que a categoria aguarda pelo merecido reajuste, convoco a procuradoria e as comissões a emitirem seus pareceres com urgência, para que os projetos sejam votados nas próximas semanas”, decretou o vereador, na oportunidade.

Os vereadores Daniel do Irineu (PP), Zé Antônio (PT), Moara Saboia (PT), Pastor Itamar (PSC), Arnaldo de Oliveira (PTB), Daniel Carvalho (PL) e Ronaldo Babão (Cidadania) enalteceram a luta da categoria e a sensibilidade da prefeita Marília Campos (PT) pela valorização dos servidores da Educação. E se comprometeram a acelerar a aprovação dos projetos.

“Só não estou mais feliz que os trabalhadores da Educação. Depois de todos esses anos sem reajuste, as dificuldades da pandemia – que também impediu a valorização -, e uma inflação de mais de 10%, é uma alegria receber hoje esses projetos: dos reajustes da Educação, da Funec, da Gilf (gratificação) e dos diretores e vices, além do aumento do quantitativo de cargos na carreira do magistério, que é uma demanda recorrente. Esse pacote é uma vitória muito grande dos trabalhadores da Educação e dá um recado muito forte para os gestores do Estado e da RMBH”, disse a líder de Governo, Moara Saboia.

Projetos

Uma das matérias em questão é o Projeto de Lei Complementar (PLC) 05/2021. Ele traz um reajuste de 24,38% para os servidores do magistério (professores e pedagogos) e servidores técnicos administrativos da Educação e da Funec, incluindo aposentados e pensionistas, mas excetuando os professores de educação integral de 40h semanais, “que já tiveram recomposição de 33,24% com o aumento do piso nacional”. Também aumenta de 10% para 15% a gratificação para profissionais lotados em Nova Contagem, e autoriza o município a conceder abono caso não cumpra o limite do Fundeb.

Comissões de Educação e de Administração

Por sua vez, o PLC 06/2021 concede um aumento de 8,82% no salário dos diretores e vice-diretores das escolas municipais. E o PLC 07/21 cria 135 cargos de secretário escolar e 319 de professor de educação básica I (PEB1).

Em relação aos acordos do Executivo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte), faltará, entre outros pontos, o encaminhamento para a Câmara, até abril, do projeto de lei complementar que concede um reajuste de 11% para todo o funcionalismo municipal, fazendo com que o aumento para a Educação ultrapasse os 38%. No caso dos professores, com esse reajuste o salário de ingresso da categoria irá dos atuais R$2.390,23 para R$3.300,00 para uma jornada de 22 horas e 30 minutos.

Após passar pelas Comissões, a expectativa é que os projetos possam entrar em pauta nas próximas semanas com algumas emendas parlamentares. Alguns pontos reivindicados são, principalmente, os relacionados ao reajuste dos diretores e vices, que ficaram aquém do restante da categoria.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem