ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto propõe identificação das escolas nos uniformes da rede municipal

22 de março, por Leandro Perché

Quem transita próximo às escolas municipais de Contagem já deve ter percebido que todos os alunos utilizam, como uniforme, a tradicional camisa azul clara com o brasão do município no peito, independentemente da região e em qual unidade estudam. Isso acontece pelo fato de a Prefeitura oferecer todos os anos, gratuitamente, para os estudantes, o uniforme padronizado.

Com o objetivo de criar identidade dos alunos com sua escola e garantir mais segurança em cada unidade de ensino, a Câmara de Contagem aprovou, nesta terça-feira (22/03), em primeiro turno, o Projeto de Lei 68/2022. Proposta pelo presidente da Casa, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), a matéria determina que “nos uniformes escolares, serão incluídos o símbolo e o nome da escola, de forma com que os alunos possam ser identificados pela instituição”.

A proposta acrescenta esse dispositivo à Lei 5202/2021, que estabelece parâmetros e limites para a publicidade institucional do Município, originária de um projeto de lei do mesmo autor. Basicamente, essa legislação propõe que os prédios públicos, veículos oficiais, documentos e material escolar devem ter as cores da bandeira e do brasão de Contagem – branco, verde e azul; além de a publicidade institucional ter caráter impessoal, apenas informativo e educativo.

Durante o debate, Alex Chiodi destacou o grande alcance do projeto. “Em 2017/18, foi criada a lei que estabeleceu o fornecimento gratuito dos uniformes pela Prefeitura – uma iniciativa louvável, que democratiza o acesso, mas que pecou apenas por não identificar a escola. A padronização acaba por desconsiderar a história, a trajetória, a identidade de cada instituição e até a luta de seus trabalhadores. Com esse projeto, que já foi abraçado pela prefeita, mantemos o caráter social do fornecimento do uniforme, mas respeitando o nome, a história e a logomarca de cada escola”, explicou o parlamentar.

O presidente da Câmara lembrou que, em anos anteriores, algumas escolas do município tiveram problemas com o acesso de alunos de outras unidades, justamente pelo fato de o uniforme ser o mesmo para todas as escolas.

Os vereadores Denilson da Juc (PSL), Bruno Barreiro (PV), Zé Antônio (PT), Gegê Marreco (PTB) e Carlin Moura (PDT) enalteceram a iniciativa, por manter a garantia do acesso dos estudantes ao uniforme gratuito, e aprimorar a legislação, promovendo a identidade e a segurança das escolas municipais.

“Queremos todos parabenizar o autor pelo projeto, que resgata a identidade e o valor de cada escola da cidade, e isso é muito importante para a história de cada aluno. Eu estudei na escola Pedro de Alcântara, no bairro Amazonas, e gostaria muito de ter um uniforme de lá como lembrança. Além disso, tem as questões de segurança que são muito relevantes no projeto”, aprovou o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Pastor Itamar (PSC).

Fomento ao comércio

Ronaldo Babão (Cidadania) e Daniel Carvalho (PL) ampliaram o debate sugerindo que o comércio local seja beneficiado na aquisição dos uniformes. “Em outra reunião propus, junto com Léo da Academia (PL), a disponibilização de cartões sociais para a compra de material escolar e uniforme, para fomentar nossa economia”, disse o primeiro. “Se pudermos incluir no projeto um convênio ou consórcio com confecções locais, ajudaremos os empreendedores a se recuperar dos impactos da pandemia”, acrescentou Carvalho.

Por fim, Chiodi pontuou que, após a aprovação em segundo turno pelos vereadores – que deve acontecer na próxima semana – e a sanção do projeto pelo Executivo, a Prefeitura terá um prazo para regulamentação, “o que pode permitir que, por meio do caixa escolar ou de outra forma, sejam priorizadas as confecções e o comércio da cidade”. “De qualquer forma, a proposta do cartão é um avanço que deve ser debatido”, concluiu o vereador.

Foto de Capa: Elias Ramos/PMC.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem