ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Reajuste da Saúde tramita em regime de urgência na Câmara de Contagem

24 de março de 2022, por Leandro Perché

As propostas do Executivo em tramitação na Câmara estão relacionadas a um reajuste de 33% para cargos de nível médio dos quadros da Saúde, Administração e TransCon.

Após acelerar a tramitação dos projetos de valorização dos trabalhadores da Educação de Contagem – que devem ser votados em segundo turno na próxima semana – a Câmara Municipal deu a mesma prioridade na apreciação das matérias relacionadas ao reajuste da Saúde e de outras categorias.

Recebidos nesta semana e lidos em plenário na última terça-feira (22/03), os projetos de lei complementar (PLC) 08 e 09 de 2022 já receberam pareceres da Procuradoria e da Comissão de Legislação e Justiça, e a expectativa é que passem ainda pelas comissões de Saúde e de Administração e Serviços Públicos, para que sejam votados em plenário nas próximas semanas.

“Assim como procedemos com os projetos relativos à categoria da Educação, solicitei que a Procuradoria desta Casa emitisse os pareceres jurídicos o mais brevemente possível; e, da mesma maneira, conto com a colaboração das comissões permanentes para acelerar a tramitação dessas matérias, para que possamos trazer com urgência para votação em plenário, e garantir os benefícios aos trabalhadores da Saúde e da Administração Direta da cidade”, pontuou o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade).

O PLC 08/22 concede, a partir de 1o de abril, o reajuste de 33% para os seguintes cargos de provimento efetivo da Saúde: atendente administrativo (30h semanais); auxiliar de enfermagem I e II (30h e 40h); inspetor de saúde I (30h); técnico em contabilidade (40h); técnico de enfermagem (30h e 40h); técnico em laboratório (30h); técnico em nutrição (40h); técnico em raio-x (24h); técnico em saúde bucal (30h); e técnico em segurança do trabalho (40h). Esse benefício inclui os aposentados e pensionistas, além de contratados.

Já o PLC 09/22 contemplará com o mesmo reajuste os seguintes cargos: assistente administrativo e auxiliar administrativo da Saúde (30h); assistente administrativo, auxiliar administrativo e técnico em segurança do trabalho do Quadro Setorial da Administração e da TransCon (40h).

Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita Marília Campos (PT) explicou que os projetos são frutos de negociações com o Sind-Saúde e “estão garantindo não apenas a recomposição salarial pela inflação, mas aumentando o piso com referência na RMBH, valorizando o servidor com um reajuste total de 47,63%”. Esse percentual considera o aumento de 33% dos dois PLCs, acrescido do reajuste geral de 11% para todos os servidores a partir de maio.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem