ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto aprovado pela Câmara incentiva os pequenos negócios e empreendedores

25 de março de 2022, por Lorena Carazza

O município de Contagem está prestes a aprovar uma legislação que favorece a economia, especialmente os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte e equiparadas por lei. Segundo a mensagem que acompanha o Projeto de Lei Complementar 009/2021, “tais medidas visam fomentar a competitividade dos pequenos negócios e alavancar o desenvolvimento econômico e social do município”. 

Aprovado em primeiro turno na última terça-feira (22/03), o PLC 009/2021, de autoria do Poder Executivo, faz uma série de alterações na Lei Complementar 192/2015 – que  institui em Contagem o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte.

Uma das alterações é a inclusão do microempreendedor individual na relação de beneficiados, uma vez que o texto original mencionava apenas “microempresas e empresas de pequeno porte”. Além disso, o PLC altera vários dispositivos do Capítulo IV da Lei Complementar 192, acrescentando autorização para a utilização, em âmbito municipal, do benefício conferido pelo parágrafo 3º do artigo 48 da Lei Complementar Federal 123/2006.

Esta lei federal, dentre outras coisas, determina que a administração pública realize processo licitatório – cujo item de contratação seja de até R$80 mil – exclusivamente para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte e equiparadas por lei.

Já em outras licitações que sejam destinadas à aquisição de obras e serviços, a administração pública fica autorizada a exigir dos licitantes a subcontratação desse público. Por fim, a administração municipal deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% do objeto para a contratação de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte e equiparadas por lei.

Em outra parte do PLC 009/2021, a Prefeitura busca fomentar a economia solidária. Desta forma, o novo texto da Lei Complementar 192 determina a priorização por dispensa de licitação, em todos os órgãos do Poder Executivo, na aquisição de produtos no valor de até R$ 17 mil “ou o valor que vier a sucedê-lo ou atualizá-lo”, dos produtos de origem dos integrantes do programa de economia solidária da cidade. 

Na próxima semana, o PLC 009/2021 será votado em segundo turno e redação final pelos vereadores, com o acréscimo de uma emenda de autoria da Comissão de Legislação e Justiça da Casa. A emenda insere a obrigatoriedade da regularização trabalhista nos itens essenciais para a contratação das empresas ganhadoras de certames na cidade. De acordo com o texto anterior, a obrigatoriedade de comprovação era apenas sobre a regularização fiscal. 

Veja mais notícias

PL que trata de furto de carrinhos de supermercado é arquivado na C...

Na última terça-feira (09/09), os vereadores mantiveram o veto total do Executivo ao Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 003/2025, que visa coib...

11 de setembro, por Lorena Carazza

Adiamento de votação de veto trava pauta da Câmara de Contagem

Após a votação de três dos 16 itens da pauta, um pedido de vista gerou um efeito cascata, deixando a apreciação dos outros 13 projetos para a próxi...

10 de setembro, por Leandro Perché

Já é lei a divulgação on-line da fila de espera do SUS Contagem

Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (09/09), o veto parcial do poder Executivo à Proposição 76/2025, que trata da divulgação, pe...

9 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem