Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), ligado ao Ministério da Saúde, apontam que, para cada três indivíduos com mais de 65 anos, um sofre uma queda anualmente. E mais: para cada 20 idosos que caem, ao menos um sofre uma fratura que leva à internação. À medida em que a faixa etária aumenta, cresce também o número de quedas: entre os maiores de 80 anos, o número de acidentados por ano é de 40%.
Pensando em orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de tornar os lares locais mais seguros para as pessoas da terceira idade, a Câmara de Contagem acaba de aprovar um projeto de lei de autoria do vereador Pastor Itamar (PSC) e que institui na cidade a “Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos” – “Casa Segura”.
O intuito da criação da semana é orientar a população sobre as técnicas e hábitos de prevenção de acidentes com idosos dentro de suas residências, especialmente depois dos 60 anos. Esta faixa etária é considerada grupo de risco para acidentes domésticos, uma vez que a partir desta idade, as pessoas podem começar a apresentar fraqueza muscular, perda da velocidade de reação e equilíbrio, além de diminuição da nitidez e clareza da visão.
O PL 196/2021 foi votado em segundo turno e redação final na reunião ordinária da última terça-feira (29/03) e recebeu votos favoráveis de todos os vereadores. Em plenário, o vereador agradeceu aos pares e reforçou a necessidade de orientar as pessoas para que as casas cujos moradores são idosos e crianças sejam mais seguras.
“Especialmente durante a pandemia, os casos de acidentes domésticos aumentaram 110%, de acordo com a OMS. Por isso, a prevenção é o melhor caminho para esses acidentes que podem levar até a mortes e deficiências”, disse.
Agora, segue para a avaliação da Prefeitura e caso a proposição seja sancionada pela prefeita Marília Campos, a Semana passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Contagem, a ser celebrada na primeira semana do mês de outubro.
Foram 63 anos, a partir da abolição da escravatura no Brasil — último país das Américas a pôr fim à escravidão — até que o País tivesse sua primeir...
Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (18/11), o Projeto de Lei 252 de 2025, que homenageia a Represa Vargem das Flores com a incl...
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de residências brasileiras são chefiadas por mãe...