ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto cria Banco do Povo para facilitar concessão de crédito produtivo

19 de maio de 2022, por Leandro Perché

As medidas de prevenção à Covid-19, com o distanciamento social e a suspensão temporária de algumas atividades, tiveram um impacto significativo na economia, sobretudo para os pequenos empreendedores. Com o objetivo de ajudar os micros e pequenos negócios locais a se recuperarem da retração, a Câmara de Contagem aprovou, nesta semana, uma proposição que pretende envolver o poder público para facilitar o acesso a microcrédito produtivo.

Proposto pelo vereador Carlin Moura (PDT), o Substitutivo ao Projeto de Lei 104/2021 institui a Política Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado – Banco do Povo. Considerando a Lei Federal 13.636/2018, busca iniciar o desenvolvimento dessa política no município – deixando as regras mais específicas a serem estabelecidas pelo Executivo – com vistas a disponibilizar recursos, por meios próprios ou por parcerias, para a manutenção das atividades produtivas e da geração de emprego e renda em Contagem.

“O projeto de lei tem por finalidade tentar amenizar a situação enfrentada por empreendedores locais e as comunidades mais carentes e que também estão sendo as mais afetadas com o desemprego e com a impossibilidade de acesso ao crédito”, destaca o autor, em mensagem que acompanha o substitutivo.

Carlin Moura acrescenta que há instituições de microcrédito espalhadas pelo Brasil que oferecem orientações na obtenção de recursos de forma ágil e adequada, auxiliando na sustentabilidade, manutenção e criação de postos de trabalho e geração de renda. “O trabalho e o fomento dessas instituições poderão ser melhor aproveitados em Contagem com a consolidação de um marco legal próprio em nosso município”, justifica.

A proposição foi apresentada pela primeira vez na Câmara em junho de 2021. No mês seguinte, Carlin Moura protocolou um substitutivo, com texto similar, mas sem o parágrafo que definia as responsabilidades das instituições de microcrédito. Ao entrar em pauta de votação em primeiro turno, no último dia 03 de maio, o substitutivo teve a tramitação suspensa pelo autor, e retornou nas semanas seguintes, sendo aprovado em dois turnos, com a inclusão de uma emenda assinada pela maioria dos vereadores, adequando a redação.

Agora, a matéria segue para sanção da Prefeitura de Contagem, que deve regulamentá-la por meio de decreto. E passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. Em caso de veto, ela retorna para apreciação do Legislativo.

Veja mais notícias

Movimento Negro de Contagem destaca importância do 20 de novembro n...

Foram 63 anos, a partir da abolição da escravatura no Brasil — último país das Américas a pôr fim à escravidão — até que o País tivesse sua primeir...

19 de novembro, por Lorena Carazza

Projeto cria Dia Municipal da Represa Vargem das Flores

Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (18/11), o Projeto de Lei 252 de 2025, que homenageia a Represa Vargem das Flores com a incl...

18 de novembro, por Marco Túlio de Sousa

PL incentiva geração de emprego para mães solo

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de residências brasileiras são chefiadas por mãe...

18 de novembro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem