ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara mantém veto a projeto e reforça campanha de vacinação em Contagem

20 de maio de 2022, por Leandro Perché

Apesar dos muitos esforços da Prefeitura de Contagem para cumprir as metas de vacinação contra a Covid-19, a imunização das crianças ainda permanece aquém do desejado, principalmente em relação à segunda dose. Pensando nisso, a Câmara Municipal aprovou, em março deste ano, o Projeto de Lei (PL) 182/2021, que reforça as campanhas de vacinação no Município.

Proposta pelo vereador Bruno Barreiro (PV), a proposição deu origem à Lei 5223/2022, que instituiu a campanha “Sinal Verde para a Imunização”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra o coronavírus. Já em vigor, a nova legislação poderá reforçar as ações do Município, principalmente após o Legislativo confirmar, em votação na plenária desta semana, o veto do Executivo a um artigo da matéria.

A nova lei determina a realização de campanhas e atividades educativas, informativas e de conscientização, principalmente nas escolas municipais, em locais estratégicos da cidade e nos meios de comunicação, sobre a importância da vacinação contra a Covid-19.

Quando da sanção da Lei, no entanto, o Executivo vetou o artigo que instituiria, como símbolo da nova campanha, um laço na cor verde. Em justificativa, a prefeita Marília Campos destacou que, como o símbolo já é utilizado em outras campanhas, como o Abril Verde (saúde e segurança do trabalho) e Setembro Verde (prevenção ao câncer de intestino e doação de órgãos), poderia “provocar confusão em sua aplicação e dificuldades de entendimento no processo vacinal, interferindo no cumprimento das metas da campanha”.

Na apreciação do veto, na última terça-feira (17/05), Bruno Barreiro pediu a palavra para destacar que a Prefeitura reconheceu a relevância do projeto, sancionando a Lei em Contagem, e para demonstrar concordância com a posição da Prefeitura. Diante disso, por unanimidade, os vereadores aprovaram o veto, mantendo o texto da legislação sem o referido artigo.

Cabe agora à Prefeitura de Contagem executar a Lei, “privilegiando ações que não impliquem ônus para o Poder Público Municipal”.

* Foto de capa: Elias Ramos/PMC.

Veja mais notícias

Legislativo comemora anúncio de cirurgias cardíacas em Contagem

Os vereadores de Contagem participaram, na manhã deste sábado (12/07), da visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Centro Materno Infanti...

12 de julho, por Leandro Perché

Vereadores participam de seminário sobre a reforma tributária

A Câmara de Contagem esteve representada na abertura do Seminário Intermunicipal Impactos da Reforma Tributária nos Municípios, realizado no audi...

11 de julho, por Leandro Perché

Primeiro semestre da Câmara registra recorde de projetos de lei

A Câmara de Contagem encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 na última semana, registrando um recorde de projetos de lei (PL) protocolados...

9 de julho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem