ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo aprova Política Municipal de Mobilidade por Bicicletas

29 de junho de 2022, por Leandro Perché

O CicloMapa – ferramenta colaborativa que disponibiliza dados sobre a estrutura cicloviária das cidades brasileiras – mostra que Contagem possui apenas 4 km de ciclovias e pouco mais de 2 km de ciclofaixas –  a grande maioria em avenidas da regional Ressaca.

Com o objetivo de mudar essa realidade, incentivando a utilização do transporte por bicicletas como alternativa eficiente, saudável, ecologicamente correta e de baixo custo, a Câmara de Contagem aprovou, nesta terça-feira (28/06), o Projeto de Lei 45/2021. Proposto pelo vereador Carlin Moura (PSB), ele estabelece a Política Municipal de Mobilidade por Bicicletas.

A matéria traz uma série de diretrizes e ações no sentido de estruturar a cidade de forma a facilitar a utilização da bicicleta como meio de transporte, de esporte e lazer, além de incentivar as pessoas a pedalar. Ela prevê o fomento à realização de passeios ciclísticos; a promoção do fechamento de vias nos finais de semana para estimular a prática como lazer; desenvolver critérios para implantação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários; promover a integração com o transporte público; realizar campanhas educativas; entre outras ações.

O autor do projeto destacou que se inspirou no ex-vereador Beto Diniz, que se engajou na prática do ciclismo após deixar o Legislativo de Contagem. “Com o projeto, queremos seguir esse exemplo e incentivar, por meio de políticas públicas e planejamento, que a população tenha a bicicleta como rotina, não apenas como prática saudável, mas como transporte sustentável, e fazer com que as vias públicas sejam adaptadas e acessíveis”, explicou Carlin Moura.

Por orientação da procuradoria da Câmara, a Comissão de Legislação e Justiça apresentou uma emenda, que foi aprovada pelos vereadores, com o intuito de retirar pontos do texto passíveis de veto pela Prefeitura. Basicamente, ela tira a obrigatoriedade de todos os prédios públicos terem estacionamento para bicicletas, passando a ter essa exigência apenas para os que ainda forem construídos ou reformados, desde que a estrutura permita.

Desta forma, a proposição segue para sanção do Executivo, que tem a prerrogativa de estabelecer normas complementares para a execução dessa lei. Ela passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem, mas, caso sofra veto, retorna à Câmara para nova apreciação.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem