ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam projetos relacionados às práticas esportivas

6 de julho, por Leandro Perché

Com o objetivo de incentivar um estilo de vida saudável, com a prática esportiva e sem o uso de anabolizantes, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira (05/07), dois projetos de lei sobre o tema.

Proposto pelo vereador Ronaldo Babão (Cidadania), o PL 214/2021 institui e inclui no calendário oficial do município o Dia Municipal dos Corredores de Rua de Contagem. A data será celebrada anualmente, no dia 25 de novembro, com a realização de atividades dessa modalidade esportiva.

Ronaldo Babão

De acordo com o autor, a iniciativa é uma homenagem à Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor. “A ideia do dia foi para reconhecer o trabalho dessa entidade sem fins lucrativos que reúne pessoas sem discriminação social, profissional, idade, nível cultural, sexo, raça ou religião para a prática esportiva”, destacou Babão.

“Muitas pessoas têm se engajado na corrida de rua na cidade, buscando, na prática esportiva, mais qualidade de vida. Temos muitos praticantes na avenida Gil Diniz, na avenida do Retiro, na Firmo de Mattos, entre outras vias, além da realização de muitos eventos, como a corrida da OAB, corrida das mulheres. E o projeto vem contribuir nesse sentido”, acrescentou o vereador.

Outra matéria aprovada em segundo turno e redação final foi o PL 01/2022, que tem o mesmo autor, em parceria com o vereador Léo da Academia (PL). A proposição incentiva as academias e centros esportivos a realizar campanhas contra o uso de anabolizantes – hormônios sintéticos comumente utilizados para o crescimento muscular, mas que pode causar uma série de problemas.

Léo da Academia

De acordo com o texto, esses estabelecimentos devem ter afixados, de forma visível, cartazes com os seguintes dizeres: “O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e fígado, degrada a atividade cerebral, aumenta o risco de câncer e pode provocar dependência”. Além disso, propõe que a Secretaria de Saúde inclua os anabolizantes nas campanhas de conscientização e combate ao uso de drogas.

“São projetos que trazem a mensagem de busca da saúde, da qualidade de vida e, para isso, estamos também informando as pessoas dos prejuízos que podem causar o uso de anabolizantes para obter rapidamente resultados físicos. Por isso, é importante essas campanhas de incentivo à prática de atividades físicas como parte de um estilo de vida saudável”, concluiu Babão.

Ambos os projetos seguem para a Prefeitura de Contagem e passam a valer como leis a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem