ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Procuradores municipais são beneficiados com projeto aprovado na Câmara

14 de novembro de 2022, por Leandro Perché

Os vereadores de Contagem aprovaram, na última semana, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 17/2022, que reestrutura a Procuradoria Geral do Município e altera as regras de pagamento de honorários advocatícios, beneficiando os procuradores municipais.

Em mensagem que acompanha a matéria, a prefeita Marília Campos (PT) explica que, atendendo a Lei Orgânica de Contagem, foi sancionada, no ano de 2014, a Lei Complementar 173, que posteriormente foi substituída pela LC 257/2018, que regulamenta e estabelece a estrutura organizacional da Procuradoria Geral do Município. E o projeto em questão “faz alterações pontuais na legislação, visando melhorar a técnica legislativa na redação de alguns dispositivos, bem como aprimorar as regras de pagamento de honorários advocatícios administrados pelo Fundo da Procuradoria Geral”.

A remuneração do cargo de Procurador Municipal compreende vencimentos, vantagens pecuniárias pessoais, gratificações e outras especificadas em lei, dentre elas, o rateio dos honorários advocatícios administrados pelo Fundo da Procuradoria. O que muda são as regras dessa divisão. Se a proporção era igual no recebimento dos valores, agora, ela respeita o tempo de efetivo exercício no cargo para os ativos, e o tempo de aposentadoria para os inativos.

Para os ativos, passa a ser de 50% de uma cota-parte durante o primeiro ano de exercício, crescente em 10% por ano, até atingir 100% do rateio. Para os inativos, é 100% de uma cota-parte durante o primeiro ano de aposentadoria, decrescente na proporção de 3% a cada ano, até o percentual fixo de 50%. O Procurador Geral, o Subprocurador Geral e o Subprocurador Fiscal terão direito ao percentual de 100% enquanto estiverem no exercício do cargo.

Em reunião fechada, realizada com os vereadores na véspera da votação, os procuradores explicaram que “o novo sistema é mais justo, porque aqueles que acabaram de iniciar na Procuradoria ainda não produziram o suficiente para receber o mesmo que um procurador com mais tempo de exercício; assim como os aposentados continuam recebendo o resultado de seu trabalho de anos pela Procuradoria, que vai reduzindo com o tempo de inatividade”.

Há alterações também nas regras da Gratificação Complementar de Produtividade (GCP), concedidas no caso de o valor do rateio de honorários advocatícios ser inferior ao valor apurado pela média dos últimos dois anos – de acordo com a nova redação. Segundo os procuradores, “essa mudança garante menor variação de remuneração de um mês para outro”.

Questionados sobre o impacto orçamentário do PLC, estimado em mais de R$ 700 mil ao ano, os procuradores minimizaram, explicando que “10% das receitas do Fundo da Procuradoria são destinados aos cofres municipais para fins de compensação do valor repassado pelo Município na aplicação da GCP; e os valores do rateio não constituem encargos do Tesouro Municipal”.

A proposição segue para a Prefeitura, e passa a valer com a sua publicação no Diário Oficial do Município. A partir daí, em 30 dias, será apurada a média de honorários advocatícios referente ao período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, para fins de concessão da GCP nos exercícios de 2022 e 2023.

Veja mais notícias

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza

PL inclui Feira Mercado Afro no calendário do município

5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC).  A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem