ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

MPMG recomenda proibição de eventos nas margens de Várzea das Flores

3 de fevereiro, por Leandro Perché

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomendou à Prefeitura de Contagem que não autorize a realização de eventos de qualquer natureza nas margens do reservatório Várzea das Flores, incluindo festas, trios elétricos e blocos carnavalescos.

Expedida pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Contagem e de Betim e pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, a recomendação foi feita a partir da constatação de que o reservatório é essencial ao abastecimento de diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo Contagem, Betim e a própria capital.

Após a tragédia de Brumadinho, que completou quatro anos, órgãos ambientais constataram um comprometimento da captação de águas do rio Paraopeba, acarretando danos ao sistema de abastecimento de água das cidades da RMBH.

Para evitar que o reservatório seja comprometido pela realização de eventos recreativos nas suas margens, causando assoreamento e poluição das águas, o MPMG expediu a recomendação em caráter de urgência, determinando também que a Prefeitura de Contagem promova o controle de acesso ao local. A fiscalização será de responsabilidade do 18º Batalhão de Polícia Militar.

Além das Secretarias de Meio Ambiente de Contagem e Betim, receberam o documento a Câmara Municipal de Contagem, o Instituto Mineiro de Águas (Igam), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Copasa.

Fonte: MPMG

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem