ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara anuncia comissão especial para avaliar o Plano Diretor

2 de março de 2023, por Leandro Perché

Uma das principais proposições que serão apreciadas neste ano na Câmara de Contagem é o Projeto de Lei Complementar 28/2022, que institui o Plano Diretor Municipal. Trata-se um instrumento da política urbana que contém as normas fundamentais de ordenamento da cidade, envolvendo aspectos como habitação, saneamento, patrimônio cultural, mobilidade – aliando desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental – de modo que sejam atendidas as funções sociais de cada área, principalmente por meio do zoneamento.

Entregue ao Legislativo em novembro do ano passado, o projeto deve ser estudado mais profundamente a partir de agora pela Comissão Especial do Plano Diretor, anunciada nesta semana durante a reunião plenária. Ela será formada pelos vereadores: Daniel do Irineu (presidente), Léo da Academia (vice-presidente), Vinícius Faria (relator), Gegê Marreco e Daisy Silva, além de ter o acompanhamento dos líderes de governo, Moara Saboia e Teteco.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, “a tramitação na Casa será marcada por muitos debates democráticos e pela contribuição dos parlamentares, com responsabilidade, para que o Legislativo possa aprovar um plano diretor que ajude Contagem a continuar avançando, com crescimento econômico aliado à preservação ambiental e melhor qualidade de vida para a população”.

Durante a plenária, o presidente recém-nomeado da Comissão agradeceu sua indicação e prometeu muito estudo e trabalho para aprovar um plano diretor que atenda aos anseios da população.

“Minha nomeação é um reconhecimento a toda a luta que traçamos no mandado passado para reduzir os danos do Plano Diretor anterior, quando propusemos centenas de emendas – muitas aprovadas, outras não – e, após sua aprovação, continuamos trabalhando, buscando os mecanismos legais para as mudanças. Fico feliz com essa função, para representar novos interesses e buscar trabalhar em um plano diretor muito diferente daquele que éramos contra, e que realmente venha suprir o que a cidade precisa”, pontuou Daniel do Irineu.

A líder de governo destacou que o projeto é fruto de muito estudo e participação popular e será tratado com muito cuidado pelo Legislativo. “É um compromisso da prefeita Marília. Um plano que foi debatido por dois anos com a sociedade civil e o empresariado, iniciando de forma online durante a pandemia, e passando por conferência em todos os territórios da cidade. Chega à Câmara já com um acúmulo muito forte e exigirá muita responsabilidade dos vereadores. Faremos uma audiência pública para debatê-lo com todos, e o ideal é aprová-lo de forma mais fiel possível ao texto que chegou à Casa”, explicou Moara Saboia.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem