ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto pretende garantir mais liberdade para servidor público empreender

10 de maio, por Leandro Perché

Uma demanda antiga dos trabalhadores de vários entes públicos brasileiros parece que começa a ser atendida em Contagem. Um projeto do Executivo aprovado nesta semana pela Câmara pretende garantir mais liberdade para o servidor municipal prestar serviço de forma privada, desde que consiga compatibilizar os horários, e que a atividade não represente conflito de interesses ou prejudique a prestação de serviços ao órgão público.

O Projeto de Lei Complementar 03/2023 altera o Estatuto dos Servidores Públicos de Contagem (Lei 2160, do ano de 1990) em seu artigo 113, que trata das proibições aos servidores públicos. A legislação anterior vedava a esses trabalhadores “participar de gerência ou administração de empresa privada, da sociedade civil, ou exercer comércio, e, nessa qualidade transacionar com o Município”. E a nova proposta apresenta algumas exceções a essa regra.

Entre as permissões apresentadas na proposta, estão: “a participação em sociedade privada, personificada ou não, na qualidade de acionista, cotista ou mandatário; a participação em fundação, cooperativa ou associação; a atuação como Microempreendedor Individual (MEI), bem como a constituição de sociedade limitada unipessoal ou empresa individual”.

Em mensagem que acompanha a proposição, a prefeita Marília Campos (PT) explica que “as alterações propostas possibilitam que o servidor público constitua sociedade empresária ou que pratique o comércio, preservando o seu direito de empreender”.

Mas nem todos os vereadores concordaram com a matéria. Abne Motta (DC), Hugo Vilaça e José Carlos (Avante) votaram contrariamente ao projeto do segundo turno. O primeiro justificou publicamente que considera que “o projeto é prejudicial por retirar a proibição desse servidor público que exerce função de gerência de empresa privada de transacionar com o Município, abrindo precedente grave para a administração pública”.

No entanto, com 16 votos favoráveis, o PLC foi aprovado, e segue agora para sanção da Prefeitura de Contagem, passando a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem