ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Nova lei reforça luta contra violência doméstica em Contagem

17 de maio de 2023, por Leandro Perché

A Câmara de Contagem tem se destacado nos últimos anos pelo debate, proposição e construção de políticas públicas com o objetivo de reduzir os casos de violência doméstica no município. Afinal os números são alarmantes: segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora, 26 mulheres sofrem agressão física no país. E os números também são relevantes para crianças, adolescentes e idosos, em relação a ocorrências dentro de suas próprias casas.

Nesta terça-feira (16/05), mais um projeto de lei (PL) foi aprovado pelos vereadores de Contagem para favorecer as denúncias de casos de violência. Proposto pela vereadora Moara Saboia (PT), o PL 244/2021 impõe, aos condomínios residenciais e comerciais no município, a obrigatoriedade de comunicar aos órgãos de segurança pública quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar.

De acordo com o texto, os síndicos ou administradores de condomínios devem informar à polícia, no prazo de até 24 horas, por ligação telefônica ou aplicativos de mensagens, as ocorrências ou indícios de violência dentro dos condomínios de sua responsabilidade. E a comunicação deve ter todas as informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e agressor.

Em justificativa que acompanha a matéria, a autora explica que “é dentro dos lares e condomínios que acontecem a maioria dos casos de violência doméstica e familiar. Por isso, trazer a responsabilização efetiva à vizinhança na comunicação das violências é uma medida preventiva na redução do feminicídio  e do assassinato contra crianças, adolescentes e idosos. Acredita-se que a proposta seja um grande avanço, pois existe um grande vácuo na legislação municipal a respeito deste tema”, escreve Moara Saboia.

Durante a votação em segundo turno, os vereadores Hugo Vilaça (Avante) e Alex Chiodi (SD) elogiaram o PL. “Nos últimos meses, convivemos com diversas ocorrências de violência, principalmente contra a mulher; então é uma satisfação termos, na nossa cidade, projetos que visam coibir essas práticas”, destacou o primeiro. “A presidência desta Casa parabeniza a vereadora Moara por essa iniciativa, que compõe o arcabouço de defesa das mulheres, crianças, adolescentes e idosos em nossa legislação”, concluiu Chiodi.

Veja mais notícias

PL garante trocadores acessíveis em Contagem

A Lei Federal nº 10.098/2000, conhecida como Lei da Acessibilidade, é o instrumento que “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoç...

1 de outubro, por Lorena Carazza

Política de doação de alimentos pode virar lei em Contagem

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados, percentual qu...

1 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto estimula inserção de dependentes químicos no mercado de tra...

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 3,5 milhões de brasileiros são considerados dependentes químicos. Esse número se amplia quando s...

30 de setembro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem