ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto pretende divulgar manobra de desengasgo em bares e lanchonetes

7 de junho, por Leandro Perché

Foi aprovado, em segundo turno, o Projeto de Lei 140/2022, de autoria da vereadora Silvinha Dudu, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de cartazes explicativos que demostrem a aplicação da manobra de Heimlich em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shoppings centers e estabelecimentos similares. A votação ocorreu durante a reunião ordinária realizada na última terça-feira, 06, no plenário da Câmara de Contagem.

A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. É importante ressaltar que, segundo o Ministério da Saúde, essa manobra é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde, pois pode salvar vidas.

De acordo com a proposta, os cartazes deverão ser afixados em locais visíveis, explicando o passo a passo da aplicação. O projeto, ainda, recebeu uma emenda que altera a redação, ficando estabelecido que o Executivo regulamentará a presente Lei, inclusive no tocante à padronização do cartaz e à imposição de sanções e multas.

Em justificativa anexa à matéria, a autora destaca que “o projeto de lei é de suma importância para a compreensão da necessidade de informações a respeito do tema. A divulgação é primordial para que acontecimentos futuros não resultem em óbitos”, conclui Silvinha Dudu.

A proposição segue agora para sanção do Executivo, e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem. Caso seja vetada pela prefeita Marília Campos, ele retorna para nova rodada de votação na Câmara.

Lei Lucas

Também relacionada à manobra de Heimlich, há na legislação municipal a Lei Lucas, Lei 5263/2022, que prevê a instituição de uma política municipal de fomento à capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de escolas e locais de recreação infantil. O projeto foi proposto pelo Poder Legislativo e aprovado na Câmara de Contagem em março de 2022.

De acordo com o texto, a capacitação deverá ser ofertada anualmente, visando, também, à reciclagem daqueles que já aprenderam as técnicas. Além da capacitação, prevê que as escolas e estabelecimentos de lazer infantil tenham um kit de primeiros socorros e uma certificação fixada em local visível, comprovando que aquele local está em conformidade com a lei.

* Por Fernanda Enoch

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem