ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Dia da Consciência Negra é lembrado na Câmara de Contagem

20 de novembro, por lorena.carazza

Depois de 123 anos de abolição da escravatura, uma Lei Federal instituiu o Dia Nacional da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, tomado como representação da resistência do povo negro.

Segundo o Portal Brasil, a data é feriado oficial em 1.046 cidades brasileiras. Em Minas Gerais, 11 cidades já decretaram feriado em 20 de novembro: Além Paraíba, Belo Horizonte, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim e Uberaba.

Trata-se de uma data simbólica, que pretende reunir os movimentos que defendem a igualdade racial em torno de discussões como preconceito, moda e beleza negra, cultura, religiosidade, sistemas de cotas, marginalidade, inserção no mercado de trabalho, igualdade de oportunidades etc.

A Câmara de Contagem se mostra atenta à importância dessas discussões no nosso país e, neste sentido, em setembro deste ano, os parlamentares criaram e incorporaram ao quadro de Comissões Permanentes da Câmara, a Comissão de Igualdade Racial, que tem, dentre outros objetivos, manifestar-se sobre todas as proposições relacionadas ao assunto; elaborar, junto a outros órgãos, projetos voltados à promoção da igualdade racial; promover o enfrentamento da discriminação racial, em todas as formas de violência, defendendo os direitos individuais e coletivos dos diversos grupos étnico-raciais; opinar sobre assuntos referentes à política, sistema e legislação pertinentes, e receber e investigar denúncias relacionadas ao assunto.

Na reunião plenária desta semana, realizada na última terça-feira (18), o tema da Consciência Negra não passou batido. A Tribuna Livre trouxe dois inscritos que falaram sobre o assunto: a primeira foi Sonia Almeida de Barros, “Sonia da Feira”, que pediu que os vereadores se mobilizassem no sentido de tornar o dia 20 de novembro feriado municipal. “Contagem sempre se destacou pelo seu polo industrial, mas vamos nos destacar também em outras áreas? Vamos nos fortalecer e mostrar com mais humanização que somos todos iguais”, defendeu Sônia.

Logo depois, a oradora convidou Paulo Guarani, presidente da Central Nacional de Mobilização de Comunidades Negra no Brasil que, dentre outras coisas, fez dois convites. Primeiro para a Marcha do Orgulho Negro – uma caminhada que será feita no dia 22 de novembro, próximo sábado, com concentração à partir das 14h na  Avenida João Pinheiro, esquina com a praça da Liberdade, em Belo Horizonte, até a Praça da Estação.

Depois, o convite foi para o encerramento da semana da Consciência Negra, que será celebrado com um evento na Praça do Divino, na região do Ressaca, em Contagem, no domingo, 29 de novembro, a partir das 14h. Segundo Paulo, haverá, na ocasião, apresentações musicais com grandes intérpretes do samba e da música negra das décadas de 1970 e 1980, como Paizinho do Cavaco, Fabinho do Terreiro etc.

Em aparte, encerrando a Tribuna, o vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) esclareceu que a comissão de Igualdade Racial e os demais vereadores da Câmara estão empenhados e interessados em aprovar um projeto para que Contagem reconheça o dia 20 de novembro como feriado. “Basta que o Governo passe este projeto para esta Casa”. Finalizou o parlamentar.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem