ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Dia da Consciência Negra é lembrado na Câmara de Contagem

20 de novembro de 2014, por lorena.carazza

Depois de 123 anos de abolição da escravatura, uma Lei Federal instituiu o Dia Nacional da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, tomado como representação da resistência do povo negro.

Segundo o Portal Brasil, a data é feriado oficial em 1.046 cidades brasileiras. Em Minas Gerais, 11 cidades já decretaram feriado em 20 de novembro: Além Paraíba, Belo Horizonte, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim e Uberaba.

Trata-se de uma data simbólica, que pretende reunir os movimentos que defendem a igualdade racial em torno de discussões como preconceito, moda e beleza negra, cultura, religiosidade, sistemas de cotas, marginalidade, inserção no mercado de trabalho, igualdade de oportunidades etc.

A Câmara de Contagem se mostra atenta à importância dessas discussões no nosso país e, neste sentido, em setembro deste ano, os parlamentares criaram e incorporaram ao quadro de Comissões Permanentes da Câmara, a Comissão de Igualdade Racial, que tem, dentre outros objetivos, manifestar-se sobre todas as proposições relacionadas ao assunto; elaborar, junto a outros órgãos, projetos voltados à promoção da igualdade racial; promover o enfrentamento da discriminação racial, em todas as formas de violência, defendendo os direitos individuais e coletivos dos diversos grupos étnico-raciais; opinar sobre assuntos referentes à política, sistema e legislação pertinentes, e receber e investigar denúncias relacionadas ao assunto.

Na reunião plenária desta semana, realizada na última terça-feira (18), o tema da Consciência Negra não passou batido. A Tribuna Livre trouxe dois inscritos que falaram sobre o assunto: a primeira foi Sonia Almeida de Barros, “Sonia da Feira”, que pediu que os vereadores se mobilizassem no sentido de tornar o dia 20 de novembro feriado municipal. “Contagem sempre se destacou pelo seu polo industrial, mas vamos nos destacar também em outras áreas? Vamos nos fortalecer e mostrar com mais humanização que somos todos iguais”, defendeu Sônia.

Logo depois, a oradora convidou Paulo Guarani, presidente da Central Nacional de Mobilização de Comunidades Negra no Brasil que, dentre outras coisas, fez dois convites. Primeiro para a Marcha do Orgulho Negro – uma caminhada que será feita no dia 22 de novembro, próximo sábado, com concentração à partir das 14h na  Avenida João Pinheiro, esquina com a praça da Liberdade, em Belo Horizonte, até a Praça da Estação.

Depois, o convite foi para o encerramento da semana da Consciência Negra, que será celebrado com um evento na Praça do Divino, na região do Ressaca, em Contagem, no domingo, 29 de novembro, a partir das 14h. Segundo Paulo, haverá, na ocasião, apresentações musicais com grandes intérpretes do samba e da música negra das décadas de 1970 e 1980, como Paizinho do Cavaco, Fabinho do Terreiro etc.

Em aparte, encerrando a Tribuna, o vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) esclareceu que a comissão de Igualdade Racial e os demais vereadores da Câmara estão empenhados e interessados em aprovar um projeto para que Contagem reconheça o dia 20 de novembro como feriado. “Basta que o Governo passe este projeto para esta Casa”. Finalizou o parlamentar.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem