ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Denúncia de larvas em comida de hospital repercute na Câmara

6 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Após grande repercussão de um vídeo em que uma acompanhante mostra larvas em marmitex oferecido aos acompanhantes no Hospital Municipal de Contagem, diversos vereadores se manifestaram na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (05/09).

O assunto foi abordado no início da sessão pelo presidente Alex Chiodi (Solidariedade), que defendeu que “o caso deve ser apurado com muito cuidado pela Prefeitura e, caso seja constata responsabilidade da empresa, que ela seja impedida de continuar fornecendo os alimentos para a rede de saúde”. Ele lembrou, ainda, que a Câmara já teve papel decisivo evitando que empresas que prestavam serviços de baixa qualidade no setor público continuassem a atuar no município.

A vereadora Daisy Silva (Republicanos) sugeriu que “até que se apurem os fatos, seja suspenso o fornecimento de alimentos e que seja contratada com urgência outra empresa”. Daisy ainda ressaltou: “Um questionamento que fica é que a empresa que hoje fornece os marmitex está aqui há anos, desde o outro governo. E as reclamações continuam”.

Abne Motta (DC) se manifesta sobre denúncia de larvas em marmitex do Hospital Municipal.

As críticas foram endossadas por outros parlamentares. José Carlos Gomes (Avante) exibiu o vídeo durante a reunião e propôs “que haja uma audiência pública para que possamos debater a Saúde da cidade”. Abne Motta (DC), por sua vez, destacou que o problema não é novidade. “O vereador José Carlos, na última reunião, trouxe uma denúncia semelhante. Também no contexto da Saúde, eu mesmo mostrei imagens, no dia 23 de maio, de equipamentos sendo colados com durex. Então, a gente vê que o problema é na alimentação, na estrutura, nos profissionais. É um problema geral e não podemos fechar os olhos e ‘tapar o sol com a peneira’”, declarou.

Moara Saboia (PT) e Denilson da JUC (PROS) defenderam que os alimentos fornecidos pelo hospital sejam preparados pela própria unidade de Saúde e não mais por uma empresa terceirizada, como ocorre hoje. “Antes, as refeições eram feitas nos hospitais e não tinha esse problema. Contagem tem condição financeira de comprar equipamentos que possibilitem preparar os alimentos nos próprios locais”, disse Denilson.

Em nota lida na reunião, a Prefeitura de Contagem informou que abriu procedimentos administrativos para apurar a veracidade da denúncia e que a Vigilância Sanitária fez vistoria no espaço do prestador do serviço na segunda feira (04/09). Além disso, comunicou que está prevista para os próximos meses a implantação de cozinha industrial e refeitório nas dependências do próprio hospital, “possibilitando melhor atendimento a usuários, acompanhantes e colaboradores”.

Comissão de Saúde apura denúncia

À tarde, o presidente da Câmara, Alex Chiodi, os integrantes da Comissão de Saúde Vinícius Faria (Republicanos) e Ronaldo Babão (Cidadania), e os vereadores Edgard Guedes (PDT) e Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) estiveram juntamente com a prefeita Marília Campos (PT) e membros da Secretaria de Saúde no Hospital Municipal para tratar do tema com representantes da empresa que fornece as refeições.

A prefeita revelou que foi montada uma comissão de sindicância e que a pessoa que fez o vídeo será convidada para registrar um depoimento formal para continuidade da investigação. “Estamos tomando todas as providências para apurar e tomar todas as medidas cabíveis em relação à denúncia”, afirmou a chefe do executivo municipal. A prefeita destacou ainda que a empresa contratada é uma instituição “muito credenciada” que atua na cidade há mais de dez anos e fornece alimentação não só para instituições de Contagem, mas também para diversos hospitais em Belo Horizonte.

O presidente da Comissão de Saúde, Vinícius Faria, ressaltou que a denúncia deve ser apurada e recomendou cuidado com o modo que o assunto vem sendo abordado. “A gente deve apurar os fatos, mas não criar um pânico na população que precisa dessa alimentação aqui no hospital”, declarou. “A Comissão de Saúde está atenta, continuará acompanhando o caso e cobrando melhores condições de atendimento na nossa rede de saúde”, completou Babão.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem