ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Audiência debate implementação do piso da Enfermagem em Contagem

18 de setembro de 2023, por Marco Túlio de Sousa

A Câmara de Contagem realizou nesta segunda-feira (18/09) uma audiência pública para tratar do piso salarial dos profissionais da Enfermagem. A reunião foi solicitada pelo vereador Hugo Vilaça (Avante) à Comissão de Saúde da Câmara e contou com a presença de trabalhadores da área e de representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG) e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind Saúde).

Demonstrando sensibilidade ao tema, diversos vereadores estiveram presentes, dentre eles: o presidente da Comissão de Saúde Vinícius Faria (Republicanos) e o relator Ronaldo Babão (Cidadania), o presidente da Câmara Alex Chiodi (Solidariedade), Arnaldo de Oliveira (PTB), Gegê Marreco (PTB), Moara Saboia (PT), Léo da Academia (PL), Daniel Carvalho (PSD) e Hugo Vilaça (Avante). A Câmara recebeu também o Secretário de Saúde Fabrício Simões e outros membros dessa secretaria, o deputado federal Bruno Farias (Avante) e a promotora Giovanna Carone.

Trabalhadores da Enfermagem participam de audiência.

Durante a sessão, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem dirigiram questionamentos sobre diversos pontos relacionados à implementação do piso no município, como: dúvidas sobre uma lista divulgada com valores a serem recebidos, carga horária à qual o valor estaria atrelado, prazo e forma de pagamento e, principalmente, se a quantia adicional passaria a compor o salário ou se seria tratada como benefício. O último ponto foi um dos que mais mobilizou os trabalhadores. Rafaele Cristina, do Sind Saúde, demonstrou preocupação e disse que “o complemento não é piso, é um abono que vem no salário do trabalhador sem reflexo para a sua aposentadoria”. Os representantes dos sindicatos também pediram maior diálogo com o Poder Executivo e solicitaram participação da categoria na discussão sobre a pauta.

Sobre a lista com valores aos quais cada trabalhador teria direito, representantes da Prefeitura explicaram que houve um problema de ordem técnica por parte do software que recebeu a planilha enviada pela Secretaria, mas que correções já estavam sendo feitas. Foi comunicado também que seria criado um canal de comunicação para o esclarecimento de dúvidas dos profissionais. O secretário de Saúde Fabrício Simões ressaltou o compromisso da Prefeitura com a categoria e reforçou que é necessária maior garantia sobre a quantia que o município irá receber e “chegar a um consenso em relação à lei”.  Segundo ele, “é preciso ter algo consolidado do ponto de vista legal para que seja sustentável e não para fazer uma ação política e isso ser revogado daqui a dois, três anos”.

Presidente da Comissão de Saúde Vinícius Faria (Republicanos) fala sobre o compromisso da Câmara com os profissionais da Enfermagem.

Ao encerrar a sessão, o presidente da Comissão de Saúde Vinícius Faria (Republicanos) agradeceu a participação dos representantes do Poder Público e da população e destacou que a audiência significou a abertura de um “canal de diálogo”. “Espero que a Casa possa ter contribuído com as informações aos servidores e que amanhã a gente possa ter uma votação com 100% [de aprovação]”, finalizou.

 

 

 

Votação do piso

A votação do PL 13/2023, que “autoriza o repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento dos pisos salariais nacionais de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras”, está prevista para a 30ª reunião ordinária, a ser realizada nesta terça-feira (19/09), a partir das 9 horas. A reunião pode ser acompanhada ao vivo no canal da TV Câmara no YouTube.

 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem