Receber estudantes é uma tradição da Câmara de Contagem, que busca aproximar a população do Poder Legislativo Municipal por meio do projeto Câmara Aberta. Mas, na manhã desta quinta-feira (28/09), em vez de uma plenária, os alunos do segundo ano do Ensino Médio da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC), unidade Industrial, realizaram um júri simulado.
Na atividade, os jovens foram divididos em diversas funções: juíza, advogados e assistentes de defesa e acusação, jurados, testemunhas, jornalistas, fotógrafos e equipe de organização. O caso escolhido para julgamento pela turma foi o da Boate Kiss. De acordo com o professor de Química Gleison Paulino Gonçalves, a ideia surgiu para trabalhar com os alunos habilidades expressivas para falar em público e tem gerado resultados positivos. “Eu já recebi vários relatos de alunos egressos de que o trabalho ajudou em diversas situações. Eles dizem que aprenderam a argumentar e a se posicionar melhor em situações como entrevistas de emprego e na faculdade”, avaliou.
A estudante Dayane Freire de Lacerda foi a juíza responsável por conduzir o júri simulado. “Eu tive essa iniciativa de ser juíza porque sou muito tímida e quis ter essa experiência de ter a minha palavra ouvida e organizar como seriam as ações, dar a palavra a uma pessoa, permitir ou não. Foi uma experiência única”, revelou.
O trabalho exigiu dedicação e pesquisa dos alunos, que tiveram de levantar informações sobre questões jurídicas relacionadas ao caso. “Passei mais de duas semanas pesquisando sobre o caso, pegamos foto, reconstituição 3D do local, informações de testemunhas, vítimas etc. A gente se empenhou muito e gostou muito do resultado”, contou Andréia Íris de Sena Ferreira, que atuou na função de advogada da Defensoria. As impressões foram reforçadas pelo colega João Vítor Coelho da Cruz, que foi o promotor de justiça. “Foi muito tempo assistindo documentário, procurando material para embasar meus argumentos. Eu achei que ficaria nervoso, mas consegui me conter na hora de falar”, relatou.
Formação cidadã
No início da atividade, o presidente da Câmara Alex Chiodi (Solidariedade) recebeu os estudantes e os estimulou a serem ativos na política. “Como ex-aluno da Funec, é uma honra receber vocês. Faço um convite para que participem cada vez mais da política da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, disse.
A realização do trabalho nas dependências da Câmara foi destacada pelo vice-presidente da FUNEC Paulo Figueiredo. “Os estudantes muitas vezes não têm noção de que a política do município é a mais próxima do cidadão. Nossos representantes estão nas ruas, na padaria em que eles vão. Então, estar aqui, na sede do Poder Legislativo municipal, fortalece esse vínculo”, ressaltou. “Esse acolhimento maravilhoso que eles tiveram na Câmara hoje reforça a ênfase na cidadania, que é algo que a gente quer construir”, completou o professor Gleison Gonçalves.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...