ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam mudança no Conselho de Defesa Civil

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade na 35ª reunião ordinária (24/10) o Projeto de Lei (PL) 012/2023, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC) de Contagem. O PL enviado pelo Poder Executivo atualiza a Lei 4623/2013, modificando a estrutura organizacional do órgão.

Em justificativa encaminhada à Câmara, a prefeita Marília Campos (PT) ressalta a importância do Conselho “no desenvolvimento e implantação de instrumentos de cogestão com participação social (…) com o objetivo de diminuir os riscos de desastres e angariar apoio às comunidades atingidas e em situação de vulnerabilidades”. O projeto original recebeu uma emenda proposta pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final que, baseada em parecer técnico da Procuradoria Legislativa, fez modificações pontuais que resultaram na ampliação de membros da sociedade civil na composição do órgão.

Vereadores aprovam PL 012/2023, sobre o Conselho de Defesa Civil. Foto: Cleide Amaral.

Dessa forma, o CMPDC passa a ser composto por 26 representantes, divididos em membros do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil. São 13 integrantes do Poder Público Municipal, sendo nove de secretarias (Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Educação, Direitos Humanos e Governo) e os demais da Coordenadoria de Defesa Civil, Comando da Guarda Municipal de Contagem, Transcon e um vereador de comissão relacionada à Defesa Civil.

Já a Sociedade Civil é representada por quatro membros do Nupdecs (Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil), um de organizações ambientalistas, um da Ordem dos Advogados do Brasil de Contagem, quatro dos Conselhos Regionais da Administração Municipal, um da Cruz Vermelha e dois de Organizações Não Governamentais (ONGs) atuantes na área de proteção e defesa civil. Podem ainda participar das reuniões do CMPDC, como convidados, pesquisadores, representantes da Copasa, Cemig, Corpo de Bombeiros, brigadas florestais e organizações com reconhecimento na área.

O projeto orienta também as atividades internas do Conselho, estabelecendo a frequência das reuniões e as funções dos integrantes. Além disso, dispõe sobre o funcionamento do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil (FMPDC), detalhando a fonte dos recursos e formas de aplicação.

O PL segue agora para sanção da prefeita Marília Campos. Caso haja veto, retorna para a Câmara para nova rodada de votação.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem