O período de chuvas no Sudeste está chegando e, com ele, a necessidade de redobrar os cuidados com a proliferação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, zica e chikungunya. Neste ano, segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue disparou em vários estados – Minas Gerais, que teve quase 90 mil casos em 2022, registrou agora quase 400 mil.
Preocupado com uma possível onda da doença, o Legislativo de Contagem iniciou, na última semana, o debate de estratégias para conscientizar a população e combater o mosquito da dengue. Durante a plenária, os vereadores Silvinha Dudu (PV) e Zé Antônio (PT) lembraram da importância da participação de todos para prevenir a doença. Eles citaram medidas simples, como a eliminação dos focos do mosquito dentro de casa – materiais com acúmulo de água parada – e ações mais complexas, como o fumacê e a modificação genética do inseto.
Uma das medidas, que tem se mostrado eficaz nos municípios que a utiliza, foi apresentada na tribuna livre da Câmara pelo engenheiro Renato Ferreira Mafra. Desenvolvido em 2016 e aplicado atualmente em cidades como Belo Horizonte e Brumadinho, o projeto TechDengue utiliza drones para mapear as áreas mais críticas de focos do mosquito, e dispensar, em locais de água parada, um larvicida, espécie de pastilha que pode matar as larvas do aedes aegypti.
“Minas Gerais enfrentou, no último ano, o período mais epidêmico de sua história, com a dengue e, mais recentemente, com a chikungunya; e Contagem não foi diferente. Tivemos, entre casos confirmados e prováveis, mais de 15 mil contagenses convivendo com a dengue e dois mil com a Chikungunya, além de cinco óbitos. E não é falta de atuação do poder público, que tem agido com todas as ferramentas disponíveis, mas sem muito sucesso”, destacou o especialista.
Mafra explicou que, por meio de drones, são mapeados os pontos críticos do município – “com caixas d’água destampadas, lonas que geram acúmulo, piscinas mal cuidadas, lotes vagos – e, com essas informações georreferenciadas, as equipes de Zoonoses e agentes de endemias podem atuar com assertividade, batendo na porta certa, o que traz economia, eficiência e redução dos casos de dengue que vão estourar na saúde pública”.
Além de facilitar o planejamento, ele esclareceu que os drones fazem também o tratamento dos focos, principalmente, das caixas d’águas destampadas, que não estão na linha de visão dos moradores e agentes comunitários, dificultando a abordagem. “Depois que encontramos os focos, onde a Secretaria de Saúde não consegue atender, nas partes altas e inacessíveis, vamos com outro drone para dispersar um larvicida efervescente, com ação imediata e residual de 60 dias”.
O engenheiro ressaltou que está em negociação para implantação do projeto em Contagem, mas que já realizou ações na região do Nacional, com bons resultados. “A Zoonoses fez tudo que podia, com as ferramentas que tinha para o combate à dengue – ações de fumacê e recolhimento de oito toneladas de inservíveis -, mas sem redução dos casos. Fomos ao local, fizemos o levantamento e identificamos vários pontos de oportunidade, 20% dos quais eram as caixas d’águas, sem contar o acúmulo de lixo dentro das residências que, muitas vezes, passam despercebidos pelo Município”, concluiu.
Cuidados
Depende de cada um de nós a prevenção das chamadas arboviroses: dengue, zica e chikungunya. Com medidas simples, podemos evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti:
Outra medida importante de prevenção é o uso regular de repelente. Caso sinta febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, coceira ou apresente manchas vermelhas pelo corpo, procure uma Unidade Básica de Saúde.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...