ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores Mirins participam de visita à Prefeitura de Contagem

1 de novembro de 2023, por Leandro Perché

Os vereadores mirins empossados na última quinta-feira (26/10) na Câmara de Contagem foram recebidos pela prefeita Marília Campos (PT) na tarde desta quarta-feira (01/11) na Prefeitura de Contagem. A solenidade contou com a presença de vários parlamentares*, de representantes da Escola do Legislativo e das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Cultura.

O projeto Dia do Vereador Mirim está em sua segunda edição, sendo executado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Seduc. A primeira fase é realizada nas escolas municipais, com atividades educativas sobre o Legislativo e a realização de uma redação sobre o tema. As melhores de cada escola são selecionadas por uma equipe de educadores, e os 21 vereadores mirins são escolhidos proporcionalmente ao número de escolas de cada regional, para participarem, junto com um vereador tutor, de uma plenária especial na Câmara.

Durante a visita à sede do poder Executivo Municipal, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), enalteceu o interesse e o esforço dos estudantes na nova função e, nesse sentido, ressaltou a importância do projeto para a educação política dos jovens contagenses.

“O Dia do Vereador Mirim foi um dia iluminado e emocionante para o Legislativo, para a Educação de Contagem e para esses estudantes; um dia que nos enche de orgulho e de esperança. Pudemos ver, no semblante de cada um dos vereadores mirins e dos trabalhadores em Educação que fizeram parte desse processo, a emoção e o sentimento de pertencimento. Esses jovens fizeram requerimentos e projetos de lei com muita dedicação, conhecimento e vontade de melhorar a nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara.

De acordo com Chiodi, “essa iniciativa tem o objetivo de envolver a população no debate político, de forma cada vez mais precoce, para criarmos uma consciência democrática nas nossas crianças e jovens e, assim, ajudarmos a formar cidadãos que participem cada vez mais da política municipal”.

A secretária de Educação, Telma Ribeiro, falou sobre o envolvimento de toda a rede de ensino, e destacou que o projeto exemplifica bem a frase: “todas as formas de aprender em todos os lugares de aprendizagem”.

Por sua vez, a prefeita Marília Campos parabenizou a Câmara pela iniciativa e os estudantes, dirigentes escolares e professores pelo envolvimento. Para ela, a maior virtude do ‘vereador mirim’ é a busca por resgatar o verdadeiro sentido da política e quebrar o preconceito da sociedade com essa palavra. “Ver isso nas escolas e na Câmara nos traz esperança de recuperar a boa política, que é a busca pelo bem da coletividade, e de resgatar a questão democrática”.

Por fim, Marília sugeriu que os vereadores mirins não se atenham a apenas participar da plenária comemorativa, mas que continuem a vivência democrática no Município. “Como dever de casa, deixo a pergunta: qual é o canal de vocês, eleitos, junto ao poder público? Temos as Administrações Regionais em cada território e conselheiros eleitos pela população em cada uma delas. Talvez fosse importante que os vereadores mirins participem dessa instância”, completou.

Alegria e responsabilidade

Os vereadores mirins demonstraram satisfação em saber mais sobre a política municipal e participar do processo educativo e democrático.

O primeiro a falar em nome dos jovens parlamentares foi Thales Sardinha, da E.M. Senador José Alencar, que classificou o projeto como “importante para a nossa educação política, porque não adianta cobrarmos os nossos direitos se não soubermos e não cumprirmos também com os nossos deveres. Para podermos cobrar melhores condições, temos que conhecer e participar”.

A vereadora mirim presidente, Amanda Beatriz Marques, da E.M. Eli Horta Costa, agradeceu a oportunidade de viver a experiência parlamentar. “Sinto-me honrada em participar desse projeto. Com ele, aprendi mais sobre o legislar e sobre democracia. Citando uma frase do ex-presidente americano Abraham Lincoln, ‘a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo’, vejo que todos os vereadores, as vereadoras e a prefeita governam assim”.

Samuel de Oliveira, da E.M. Rita Carmelinda Rocha, e Kalebe de Freitas, da E.M. Vereador José Ferreira de Aguiar, destacaram que o Dia do Vereador Mirim oferece a oportunidade de entender melhor a política da cidade, o incentivo para os jovens saberem qual o papel dos entes públicos, para buscar melhorias para suas comunidades e a felicidade de toda a população.

Em conclusão, a mãe da vereadora mirim Amanda contou que o projeto deu, não apenas aos estudantes, mas também a seus pais – principalmente à sua família, que é do interior de Minas – o sentimento de pertencimento à cidade e trouxe a necessidade de participar mais da vida pública. “A juventude é o futuro cidadão que vai escolher nossos representares e até fazer parte da política, sendo nossos representantes, por isso, esse aprendizado é tão importante para eles”.

* Participaram da atividade os vereadores Léo da Academia, Ronaldo Babão, Moara Saboia, Edgard Guedes, Vinícius Faria e Silvinha Dudu.

Veja mais notícias

Vereadores de Contagem protocolam mais de 90 projetos em três semanas

Mesmo antes do início da Sessão Legislativa de 2025, que será aberta em 04 de fevereiro, com a 1ª Reunião Ordinária do ano, os vereadores já protoc...

23 de janeiro, por Leandro Perché

Câmara concede título de Cidadania Honorária durante Missa Sertaneja

Uma manhã de domingo inesquecível para a comunidade da paróquia de São Judas Tadeu na Igreja de São Sebastião, no Eldorado. Contando com grande núm...

19 de janeiro, por Leandro Perché

Reunião com a PM debate segurança pública em Contagem

A Câmara Municipal de Contagem recebeu na manhã desta quarta-feira (15/01) o Comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) coro...

15 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem