ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores Mirins participam de visita à Prefeitura de Contagem

1 de novembro, por Leandro Perché

Os vereadores mirins empossados na última quinta-feira (26/10) na Câmara de Contagem foram recebidos pela prefeita Marília Campos (PT) na tarde desta quarta-feira (01/11) na Prefeitura de Contagem. A solenidade contou com a presença de vários parlamentares*, de representantes da Escola do Legislativo e das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Cultura.

O projeto Dia do Vereador Mirim está em sua segunda edição, sendo executado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Seduc. A primeira fase é realizada nas escolas municipais, com atividades educativas sobre o Legislativo e a realização de uma redação sobre o tema. As melhores de cada escola são selecionadas por uma equipe de educadores, e os 21 vereadores mirins são escolhidos proporcionalmente ao número de escolas de cada regional, para participarem, junto com um vereador tutor, de uma plenária especial na Câmara.

Durante a visita à sede do poder Executivo Municipal, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), enalteceu o interesse e o esforço dos estudantes na nova função e, nesse sentido, ressaltou a importância do projeto para a educação política dos jovens contagenses.

“O Dia do Vereador Mirim foi um dia iluminado e emocionante para o Legislativo, para a Educação de Contagem e para esses estudantes; um dia que nos enche de orgulho e de esperança. Pudemos ver, no semblante de cada um dos vereadores mirins e dos trabalhadores em Educação que fizeram parte desse processo, a emoção e o sentimento de pertencimento. Esses jovens fizeram requerimentos e projetos de lei com muita dedicação, conhecimento e vontade de melhorar a nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara.

De acordo com Chiodi, “essa iniciativa tem o objetivo de envolver a população no debate político, de forma cada vez mais precoce, para criarmos uma consciência democrática nas nossas crianças e jovens e, assim, ajudarmos a formar cidadãos que participem cada vez mais da política municipal”.

A secretária de Educação, Telma Ribeiro, falou sobre o envolvimento de toda a rede de ensino, e destacou que o projeto exemplifica bem a frase: “todas as formas de aprender em todos os lugares de aprendizagem”.

Por sua vez, a prefeita Marília Campos parabenizou a Câmara pela iniciativa e os estudantes, dirigentes escolares e professores pelo envolvimento. Para ela, a maior virtude do ‘vereador mirim’ é a busca por resgatar o verdadeiro sentido da política e quebrar o preconceito da sociedade com essa palavra. “Ver isso nas escolas e na Câmara nos traz esperança de recuperar a boa política, que é a busca pelo bem da coletividade, e de resgatar a questão democrática”.

Por fim, Marília sugeriu que os vereadores mirins não se atenham a apenas participar da plenária comemorativa, mas que continuem a vivência democrática no Município. “Como dever de casa, deixo a pergunta: qual é o canal de vocês, eleitos, junto ao poder público? Temos as Administrações Regionais em cada território e conselheiros eleitos pela população em cada uma delas. Talvez fosse importante que os vereadores mirins participem dessa instância”, completou.

Alegria e responsabilidade

Os vereadores mirins demonstraram satisfação em saber mais sobre a política municipal e participar do processo educativo e democrático.

O primeiro a falar em nome dos jovens parlamentares foi Thales Sardinha, da E.M. Senador José Alencar, que classificou o projeto como “importante para a nossa educação política, porque não adianta cobrarmos os nossos direitos se não soubermos e não cumprirmos também com os nossos deveres. Para podermos cobrar melhores condições, temos que conhecer e participar”.

A vereadora mirim presidente, Amanda Beatriz Marques, da E.M. Eli Horta Costa, agradeceu a oportunidade de viver a experiência parlamentar. “Sinto-me honrada em participar desse projeto. Com ele, aprendi mais sobre o legislar e sobre democracia. Citando uma frase do ex-presidente americano Abraham Lincoln, ‘a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo’, vejo que todos os vereadores, as vereadoras e a prefeita governam assim”.

Samuel de Oliveira, da E.M. Rita Carmelinda Rocha, e Kalebe de Freitas, da E.M. Vereador José Ferreira de Aguiar, destacaram que o Dia do Vereador Mirim oferece a oportunidade de entender melhor a política da cidade, o incentivo para os jovens saberem qual o papel dos entes públicos, para buscar melhorias para suas comunidades e a felicidade de toda a população.

Em conclusão, a mãe da vereadora mirim Amanda contou que o projeto deu, não apenas aos estudantes, mas também a seus pais – principalmente à sua família, que é do interior de Minas – o sentimento de pertencimento à cidade e trouxe a necessidade de participar mais da vida pública. “A juventude é o futuro cidadão que vai escolher nossos representares e até fazer parte da política, sendo nossos representantes, por isso, esse aprendizado é tão importante para eles”.

* Participaram da atividade os vereadores Léo da Academia, Ronaldo Babão, Moara Saboia, Edgard Guedes, Vinícius Faria e Silvinha Dudu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem