ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto implementa conceito de Cidade Inteligente em Contagem

23 de novembro, por Marco Túlio de Sousa

Os desafios de gestão de uma grande cidade exigem soluções criativas e modernas, que possibilitem utilizar melhor seus recursos para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Pensando nisso, a Câmara de Contagem aprovou na 39ª reunião ordinária, realizada na última terça-feira (21/11), o Projeto de Lei 021/2022, que dispõe sobre os princípios para implementação do conceito de Cidade Inteligente em âmbito municipal. O PL é de autoria do vereador Ronaldo Babão (Cidadania).

Vereador Ronaldo Babão (Cidadania), autor do projeto. Foto: Cleide Amaral.

De acordo com o texto do projeto, “considera-se Cidade Inteligente a cidade que possua inteligência coletiva, que tenha responsabilidade ambiental, que promova o desenvolvimento social e que estimule o crescimento econômico e equilibrado por todo o território da cidade”. Dessa forma, busca-se conciliar o crescimento financeiro do município aliando tecnologia, distribuição de renda e proteção ao meio ambiente.

Na justificativa que acompanha o texto, Babão aponta que cidades que adotam esse conceito demandam regulamentação, “ao mesmo tempo em que criam uma possibilidade única de equilibrar a distribuição de recursos, buscando soluções com uma visão ampla e global da cidade”.

O projeto estabelece como princípios de uma Cidade Inteligente: I – O desenvolvimento coletivo em detrimento dos interesses individuais; II – O crescimento equilibrado do território da cidade; III – O equilíbrio da oferta de infraestrutura e de serviços sociais da cidade, garantindo acesso a todos os cidadãos; IV – A distribuição igualitária e inteligente de investimentos externos e recursos do município; V – O desenvolvimento de tecnologias que aperfeiçoem e democratizem o acesso a serviços públicos essenciais.

 

Durante a sua tramitação, o projeto recebeu uma emenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que retirou um dos artigos e fez ajustes pontuais no texto fim de garantir a sua legalidade. Nos dois turnos em que foi votado, o texto, os pareceres e a emenda receberam votos favoráveis de todos vereadores presentes. Agora, o projeto segue para sanção da Prefeita Marília Campos (PT).

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem