ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto implementa conceito de Cidade Inteligente em Contagem

23 de novembro de 2023, por Marco Túlio de Sousa

Os desafios de gestão de uma grande cidade exigem soluções criativas e modernas, que possibilitem utilizar melhor seus recursos para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Pensando nisso, a Câmara de Contagem aprovou na 39ª reunião ordinária, realizada na última terça-feira (21/11), o Projeto de Lei 021/2022, que dispõe sobre os princípios para implementação do conceito de Cidade Inteligente em âmbito municipal. O PL é de autoria do vereador Ronaldo Babão (Cidadania).

Vereador Ronaldo Babão (Cidadania), autor do projeto. Foto: Cleide Amaral.

De acordo com o texto do projeto, “considera-se Cidade Inteligente a cidade que possua inteligência coletiva, que tenha responsabilidade ambiental, que promova o desenvolvimento social e que estimule o crescimento econômico e equilibrado por todo o território da cidade”. Dessa forma, busca-se conciliar o crescimento financeiro do município aliando tecnologia, distribuição de renda e proteção ao meio ambiente.

Na justificativa que acompanha o texto, Babão aponta que cidades que adotam esse conceito demandam regulamentação, “ao mesmo tempo em que criam uma possibilidade única de equilibrar a distribuição de recursos, buscando soluções com uma visão ampla e global da cidade”.

O projeto estabelece como princípios de uma Cidade Inteligente: I – O desenvolvimento coletivo em detrimento dos interesses individuais; II – O crescimento equilibrado do território da cidade; III – O equilíbrio da oferta de infraestrutura e de serviços sociais da cidade, garantindo acesso a todos os cidadãos; IV – A distribuição igualitária e inteligente de investimentos externos e recursos do município; V – O desenvolvimento de tecnologias que aperfeiçoem e democratizem o acesso a serviços públicos essenciais.

 

Durante a sua tramitação, o projeto recebeu uma emenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que retirou um dos artigos e fez ajustes pontuais no texto fim de garantir a sua legalidade. Nos dois turnos em que foi votado, o texto, os pareceres e a emenda receberam votos favoráveis de todos vereadores presentes. Agora, o projeto segue para sanção da Prefeita Marília Campos (PT).

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem