ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo vota projetos de planejamento orçamentário de Contagem

29 de novembro de 2023, por Leandro Perché

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma importante ferramenta de planejamento, que tem como objetivo apontar as prioridades e metas da administração municipal para o próximo ano. Determina, entre outras coisas, o equilíbrio entre receitas e despesas do Município e as regras para os investimentos em áreas como saúde, educação e gasto com pessoal.

Essa legislação é votada pela Câmara no primeiro semestre de cada ano, e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA) – ou seja, é um elo entre essas duas legislações. Dessa forma, a Lei 5.386/2023, aprovada em julho pelos vereadores, apresenta as diretrizes para elaboração e execução da LOA 2024, que está em tramitação na Câmara, em consonância com o PPA 2022-2025.

Nesse meio tempo entre a aprovação da LDO, em julho, e a tramitação atual da LOA, ocorreram algumas mudanças relevantes, sobretudo nas transferências de recursos para o Município, incluindo valores repassados pela União para o pagamento do piso salarial da enfermagem. Dessa forma, foi necessária uma alteração nessa legislação, que foi proposta pela Prefeitura por meio do Projeto de Lei 17/2023, aprovado nessa terça-feira (28/11) pela Câmara Municipal.

A atual LDO autoriza o Executivo a abrir créditos adicionais suplementares até o limite de 25% da despesa fixada no Orçamento. E o novo PL acrescenta, entre as suplementações que não oneram esse limite, aquelas “oriundas de arrecadações com destino específico”, como é o caso dos recursos para o pagamento do piso da enfermagem.

Na lista de não oneração, a matéria inclui também: “as suplementações de dotações com recursos provenientes de operações de crédito – já que, desde o ano passado, foram aprovados empréstimos para obras de mobilidade e infraestrutura; e as suplementações procedentes “das transposições e transferências de repasses, parcerias e convênios firmados com a Secretaria de Estado de Saúde”, incluindo os consórcios de saúde. Importante lembrar que neste mês a Câmara aprovou a integração de Contagem no Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário (Cisrec).

“Assim, em respeito ao princípio da unidade orçamentária, em seu ponto de vista programático, que insere as legislações – Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, e Lei Orçamentária Anual – em um contexto de necessária harmonia e compatibilidade entre elas, faz-se necessária as alterações propostas neste Projeto de Lei”, explica a prefeita Marília Campos (PT), em justificativa anexa ao PL 17/2023.

LOA e PPA 

Os projetos relacionados à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 e a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 também estão em tramitação na Câmara. Ambos foram aprovados em primeiro turno na última semana, e devem ser apreciados em segundo turno e redação final na próxima terça-feira (05/11).

A revisão do PPA (PL 14/2023) também respeita a mesma lógica das alterações da LDO, em relação às mudanças ocorridas no período, no caso, desde 2021, e busca estar em sintonia com a proposta da LOA 2024. “O PL propõe alterações de determinados contextos e cenários de políticas públicas, visando a melhoria do atendimento às demandas da sociedade e evidenciando, assim, a construção de um planejamento de gestão que tenha como objetivo e reflexo a melhoria da qualidade de vida dos munícipes de Contagem”, diz a justificativa.

 A LOA, por sua vez, proposta pelo PL 15/2023, estima receitas e fixas despesas da ordem de mais de R$ 3,4 bilhões para o próximo ano, além de definir quais áreas, programas e ações são prioritárias, qual valor será investido em cada uma delas e de onde virão os recursos. Importante lembrar que 1% da receita do Município é investido em projetos ou atividades indicados pelos vereadores por meio de emendas impositivas, e metade disso deve ir para a saúde.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem