ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Dia Mundial do Braille: conheça ações da Câmara de Contagem para deficientes visuais

4 de janeiro de 2024, por Marco Túlio de Sousa

Na data de 4 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Braille, que celebra essa técnica de escrita e leitura em alto relevo utilizada pela população com deficiência visual para comunicação. O Sistema Braille foi criado na França, em 1825, por Louis Braille, que era cego, e hoje é utilizado em diversos países do mundo. Além de ser empregado em material de papel, o braille é usado em placas, embalagens e outras superfícies táteis que possibilitam a impressão em alto relevo.

No Brasil, diversas políticas públicas contemplam essa técnica visando a acessibilidade comunicativa. A Lei federal nº 4.169/1962 oficializou e obrigou o uso, em todo o território nacional, das convenções Braille, para uso na escrita e leitura dos cegos, e o Código de Contrações e Abreviaturas Braille. No âmbito da Educação, o Programa Nacional do Livro Didático Acessível (PNLD/Acessível) possibilita estudantes terem acesso a obras didáticas impressas nessa linguagem.

Vereadores Denilson da JUC (à esq), Léo da Academia (centro) e Ronaldo Babão (à dir.)

Cientes da sua importância estratégica para as políticas de acessibilidade, diversos vereadores da atual legislatura (2020-2024) da Câmara de Contagem propuseram projetos que incorporam o braille para maior inclusão e democratização comunicativa. A Lei 5371/ 2023, de autoria de Ronaldo Babão (Cidadania), estabelece a fixação de placas em braille, em locais de fácil acesso, nos edifícios utilizados pela administração municipal, indicando corredores, portas e entradas de salas, gabinetes e setores. Na justificativa anexa ao projeto, o vereador destacou que “o número de deficientes visuais é elevado na cidade e, com isso, é dever da administração pública disponibilizar os meios de facilitar o seu acesso aos ambientes de interesse da sociedade. Essa lei tem o objetivo de garantir esse direito e disponibilizar meios para que todos sejam respeitados”.

Já a Lei 5302/ 2022, oriunda de projeto conjunto dos vereadores Léo da Academia (PL), Ronaldo Babão (Cidadania) e Denilson da Juc (PROS), propõe a instalação de placas nos pontos de ônibus com informações relativas aos serviços de transporte público de passageiros. Elas devem trazer dados como: nome da empresa, nome e número da linha, itinerários, pontos de parada, estações e terminais percorridos, horários de partida e chegada em ambos os sentidos, meios de integração, valor da tarifa, contato telefônico e eletrônico para informações aos usuários. As placas devem estar disponíveis também em braille.

Vereador Daniel Carvalho.

Voltada à acessibilidade comunicativa de mulheres com deficiência que sofrem violência doméstica, a Lei 5361/2023, proposta pelo vereador Daniel Carvalho (PSD), garante meios pelos quais elas possam realizar denúncias. O texto menciona o braille e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meios que devem estar à disposição da população. Segundo Daniel Carvalho, a lei “visa proporcionar apoio adicional à mulher em situação de violência doméstica e familiar, especialmente mulheres com deficiência, considerando a sua vulnerabilidade e as barreiras comunicativas que, não raras vezes, as impedem de buscar o apoio necessário ao enfrentamento adequado do problema”.

Dias do Braille
O Dia Internacional do Braille foi estabelecido em 2018, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de homenagear o criador do sistema, Louis Braille, que nasceu em 4 de janeiro de 1809, em Coupvray. No Brasil, também é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille em 8 de abril, data de nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe o braille da França e o divulgou em solo brasileiro.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem