Contagem está sob emergência em saúde pública por causa dos casos de dengue no município. Até a última sexta-feira (16/02), foram registrados 7.422 casos notificados, 1.239 confirmados e oito óbitos em investigação.
Preocupados com essa realidade, os vereadores apresentaram, na plenária desta semana, dezenas de requerimentos e indicações relacionados ao tema. Foram solicitados serviços de capina e limpeza em várias regiões da cidade; vistoria e notificação de imóveis que apresentam possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti; intensificação das campanhas de conscientização; e reforço no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os vereadores Denilson da Juc (Solidariedade) e Gegê Marreco (PTB) pediram intervenções na regional Ressaca. “Para conscientizarmos e cobrarmos a população em relação aos cuidados contra a dengue, a limpeza urbana deve fazer sua parte. Precisamos de uma equipe de capina e limpeza para realizar uma força tarefa no Ressaca”, destacou o primeiro. “As unidades de saúde estão lotadas, por isso, precisamos de mais um centro de hidratação como o do Hospital Municipal, para atender a população do Ressaca”, completou.
Marreco pediu mais atenção da Prefeitura aos lotes vagos particulares que se encontram abertos e que servem como bota-fora, acúmulo de lixo e possíveis focos de proliferação da dengue. Ronaldo Babão, Pastor Itamar (PSC) e Abne Motta também solicitaram intensificação na vistoria de lotes particulares, inclusive, com a devida responsabilização dos proprietários.
José Carlos (Avante) e Silvinha Dudu (PV) lembraram da necessidade de cuidados com as áreas públicas. O vereador falou do terreno de um Cemei no bairro Santa Maria, enquanto Silvinha apontou a alta incidência na regional Nacional, e a urgência de intervenções nas vias públicas e em lotes vagos na região, incluindo um terreno que seria de propriedade do governo do Estado.
Em relação ao governo de Minas, a vereadora reiterou a necessidade de aplicação do fumacê em Contagem, e Zé Antônio (PT), após cobrar a corresponsabilidade da população e do poder público na prevenção, reforçou que “a Prefeitura já entrou com vários pedidos pelo fumacê, que é responsabilidade do Estado, mas o Governo de Minas até hoje não sinalizou pelo envio, mesmo com a declaração de emergência em saúde na cidade”.
Membros da Comissão de Saúde da Casa, os vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Ronaldo Babão destacaram o bom trabalho da administração municipal na prevenção e no atendimento aos casos suspeitos. E ressaltaram que os parlamentares têm intensificado os esforços, junto à Prefeitura, para apontar os problemas e as necessidades, e cobrar soluções para a redução dos números da doença e melhor atendimento da população.
“Temos que parabenizar a Secretaria de Saúde e a prefeita Marília Campos pelo centro de hidratação e por outras medidas de combate à dengue. A Prefeitura tem feito o papel de notificar os proprietários de lotes vagos e imóveis que têm focos da dengue. E, percorrendo a Região Metropolitana, notamos que as nossas unidades de saúde têm um atendimento médio de três a quatro horas, enquanto outras cidades demoram muito mais, e que o centro de hidratação tem desafogado o atendimento. Houve planejamento, foram contratados anteriormente profissionais de enfermagem para suprir essa demanda, e isso tem se refletido positivamente na atenção básica”, avaliou Faria.
Por fim, Ronaldo Babão acrescentou que “nós, vereadores, continuamos debatendo os problemas da cidade e trabalhando juntos para reduzir o número de casos e buscar um atendimento mais rápido nas unidades”.
Onde procurar atendimento?
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar atendimento primeiramente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ao apresentar qualquer sintoma de dengue como febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, dor no corpo, fraqueza, náuseas e vômitos, dor abdominal, manchas vermelhas pelo corpo.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) devem ser procuradas em caso de urgência. Já a Central de Hidratação Eldorado reforça o atendimento às arboviroses no SUS Contagem com uma capacidade de 120 pacientes por dia, que será dobrada nos próximos dias.
Em Contagem, as pessoas com mobilidade reduzida por causa da fibromialgia já têm prioridade no atendimento Nesta semana, o presidente Luiz Inácio ...
No dia 07 de janeiro deste ano, o vereador Daniel do Irineu (PSB) foi anunciado como líder de governo na Câmara de Contagem. Desde então, ele é o ...
O vereador Didi (PRD) foi anunciado, nesta sexta-feira (18/07), como o novo vice-líder de Governo na Câmara de Contagem. Em suas redes sociais, a p...