ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Solicitações para reforçar o combate à dengue marcam plenária da Câmara

20 de fevereiro, por Leandro Perché

Contagem está sob emergência em saúde pública por causa dos casos de dengue no município. Até a última sexta-feira (16/02), foram registrados 7.422 casos notificados, 1.239 confirmados e oito óbitos em investigação.

Preocupados com essa realidade, os vereadores apresentaram, na plenária desta semana, dezenas de requerimentos e indicações relacionados ao tema. Foram solicitados serviços de capina e limpeza em várias regiões da cidade; vistoria e notificação de imóveis que apresentam possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti; intensificação das campanhas de conscientização; e reforço no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os vereadores Denilson da Juc (Solidariedade) e Gegê Marreco (PTB) pediram intervenções na regional Ressaca. “Para conscientizarmos e cobrarmos a população em relação aos cuidados contra a dengue, a limpeza urbana deve fazer sua parte. Precisamos de uma equipe de capina e limpeza para realizar uma força tarefa no Ressaca”, destacou o primeiro. “As unidades de saúde estão lotadas, por isso, precisamos de mais um centro de hidratação como o do Hospital Municipal, para atender a população do Ressaca”, completou.

Marreco pediu mais atenção da Prefeitura aos lotes vagos particulares que se encontram abertos e que servem como bota-fora, acúmulo de lixo e possíveis focos de proliferação da dengue. Ronaldo Babão, Pastor Itamar (PSC) e Abne Motta também solicitaram intensificação na vistoria de lotes particulares, inclusive, com a devida responsabilização dos proprietários.

José Carlos (Avante) e Silvinha Dudu (PV) lembraram da necessidade de cuidados com as áreas públicas. O vereador falou do terreno de um Cemei no bairro Santa Maria, enquanto Silvinha apontou a alta incidência na regional Nacional, e a urgência de intervenções nas vias públicas e em lotes vagos na região, incluindo um terreno que seria de propriedade do governo do Estado.

Em relação ao governo de Minas, a vereadora reiterou a necessidade de aplicação do fumacê em Contagem, e Zé Antônio (PT), após cobrar a corresponsabilidade da população e do poder público na prevenção, reforçou que “a Prefeitura já entrou com vários pedidos pelo fumacê, que é responsabilidade do Estado, mas o Governo de Minas até hoje não sinalizou pelo envio, mesmo com a declaração de emergência em saúde na cidade”.

Membros da Comissão de Saúde da Casa, os vereadores Vinícius Faria (Republicanos) e Ronaldo Babão destacaram o bom trabalho da administração municipal na prevenção e no atendimento aos casos suspeitos. E ressaltaram que os parlamentares têm intensificado os esforços, junto à Prefeitura, para apontar os problemas e as necessidades, e cobrar soluções para a redução dos números da doença e melhor atendimento da população.

“Temos que parabenizar a Secretaria de Saúde e a prefeita Marília Campos pelo centro de hidratação e por outras medidas de combate à dengue. A Prefeitura tem feito o papel de notificar os proprietários de lotes vagos e imóveis que têm focos da dengue. E, percorrendo a Região Metropolitana, notamos que as nossas unidades de saúde têm um atendimento médio de três a quatro horas, enquanto outras cidades demoram muito mais, e que o centro de hidratação tem desafogado o atendimento. Houve planejamento, foram contratados anteriormente profissionais de enfermagem para suprir essa demanda, e isso tem se refletido positivamente na atenção básica”, avaliou Faria.

Por fim, Ronaldo Babão acrescentou que “nós, vereadores, continuamos debatendo os problemas da cidade e trabalhando juntos para reduzir o número de casos e buscar um atendimento mais rápido nas unidades”.

Onde procurar atendimento?

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar atendimento primeiramente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ao apresentar qualquer sintoma de dengue como febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, dor no corpo, fraqueza, náuseas e vômitos, dor abdominal, manchas vermelhas pelo corpo.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) devem ser procuradas em caso de urgência. Já a Central de Hidratação Eldorado reforça o atendimento às arboviroses no SUS Contagem com uma capacidade de 120 pacientes por dia, que será dobrada nos próximos dias.

  • Para saber os endereços das unidades de saúde, clique aqui.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem