O Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais, lançado por movimentos populares e sindicais mineiros, foi tema de audiência pública na última quinta-feira (18/04) na Câmara de Contagem. A consulta pública seria iniciada nesta sexta-feira e a previsão é que continue até 1º de maio de 2024, com votações pela internet e em urnas distribuídas pelo Estado.
Conduzida pela vereadora Moara Saboia (PT) e contando com a presença de vários movimentos sociais de Contagem e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a audiência ficou marcada pela defesa das estatais mineiras – Cemig, Copasa, Gasmig, Codemig e Codemge – e por críticas ao governo do Estado pela falta de consulta à população em relação às privatizações.
Como encaminhamento, foi desenvolvido um manifesto em favor das empresas públicas e em repúdio ao sucateamento de suas estruturas. O documento também reforça o posicionamento contrário dos movimentos populares e sindicais à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que revê a necessidade de realização de consulta pública para a venda das estatais, além de reduzir o quórum para a aprovação das privatizações no Legislativo Estadual.
Por fim, a vereadora propôs o encaminhamento de uma moção de aplausos ao processo de construção do plebiscito, para a comissão responsável por sua organização; outra moção a ser enviada para a ALMG; além de uma moção de repúdio à atual gestão estadual. Moara também ressaltou que encaminhará um requerimento à Mesa Diretora da Câmara de Contagem pela instalação de uma urna de votação do plebiscito na sede do Legislativo Municipal. E pediu “a elaboração de um estudo pelo SindEletro sobre a industrialização de Minas, a partir da Cidade Industrial de Contagem, e o papel da Cemig nesse processo”.
Agora, na próxima segunda-feira (22/04), é a ALMG que recebe o debate. A reunião será realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização a partir das 10 horas, no Auditório SE da Assembleia. Para mais informações, clique aqui.
Em Contagem, as pessoas com mobilidade reduzida por causa da fibromialgia já têm prioridade no atendimento Nesta semana, o presidente Luiz Inácio ...
No dia 07 de janeiro deste ano, o vereador Daniel do Irineu (PSB) foi anunciado como líder de governo na Câmara de Contagem. Desde então, ele é o ...
O vereador Didi (PRD) foi anunciado, nesta sexta-feira (18/07), como o novo vice-líder de Governo na Câmara de Contagem. Em suas redes sociais, a p...