ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Tribuna Livre debate inclusão de pessoas com deficiência

6 de maio de 2024, por Leandro Perché

O Legislativo de Contagem tem se destacado, nos últimos anos, pelo debate, proposição e desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Na última semana, o assunto foi pauta mais uma vez da reunião ordinária, com a participação, na Tribuna Livre, do Projeto Circuito Inclusão.

A presidente e fundadora da iniciativa, Débora Batista, explicou que o Circuito Inclusão é um projeto sem fins lucrativos, com sede em Contagem, que conta com o apoio de diversos parceiros da iniciativa pública e privada, assim como diversos voluntários, para promover lazer e atividades recreativas inclusivas para pessoas com deficiência. Atualmente, atende cerca de 400 pessoas, e busca mais suporte do poder público para atender de forma qualificada ainda mais.

Débora contou a história de uma de suas filhas, Júlia, que tem síndrome genética rara, e que já passou por uma experiência de quase-morte aos quatro anos, após uma crise epilética, ficando em coma por um longo tempo. “Após uma semana, ela nasceu novamente, e acordou como se nada tivesse acontecido. E chagamos à conclusão que, se a Júlia, uma criança que sempre teve acesso a cuidados e ao tratamento, queria lutar por sua vida, quem éramos nós para deixarmos o desânimo tomar conta, por uma dificuldade”, destacou.

A fundadora do Circuito Inclusão falou desse episódio para exemplificar as lutas e dificuldades diárias dos pais e familiares de pessoas com deficiência, para garantir seus direitos de forma ampla, incluindo saúde, educação e lazer. “São direitos descritos nos livros e na legislação, mas que não chegam a todos”.

Ela falou mais detidamente sobre o direito ao esporte, lazer e cultura, áreas que o Circuito Inclusão busca abraçar. “O lazer é parte importante na vida de qualquer pessoa, momento de relaxar e de se dedicar a uma atividade prazerosa. Para uma pessoa com deficiência, o lazer também é um instrumento fundamental no desenvolvimento educacional e motor, além de contribuir muito neurologicamente para essas pessoas. Contudo, não é tarefa simples proporcionar momentos de lazer para esse público”, explicou Débora.

Ela acrescentou que são poucos os ambientes e atividades de esportes, cultura e lazer no município voltados para as pessoas com deficiência. Por isso, entidades e projetos específicos, como o Circuito Inclusão, tem sido os grandes responsáveis por essa tarefa, “criando espaços de socialização e convivência. No entanto, dependemos de colaboração para a realização de passeios e outras atividades extras, como doação de convites e ajuda com transporte”, desabafou.

“Acreditamos que a falta de recursos econômicos e a impossibilidade de as famílias das pessoas com deficiência suprirem essas necessidades sozinhas são empecilho para o lazer, que é essencial para o desenvolvimento global dessas pessoas e para a sua inclusão na sociedade”, pontuou Débora.

Projetos do Circuito

A presidente do Circuito Inclusão destacou que, desde sua fundação, em 2017, é um objetivo da equipe do projeto criar um centro de referência para o lazer das pessoas com deficiência em Contagem. Outro sonho é que todos os espaços públicos tenham brinquedos acessíveis a todos. Para isso, é necessário o apoio do poder público. Um dos passos já realizados nesse sentido é a prática do skate adaptado para pessoas com deficiência, realizado pelo Circuito. E outra iniciativa do projeto foi, a partir de 2019, oferecer o primeiro parque móvel inclusivo de Minas.

Débora Batista lembrou ainda que Contagem é a primeira cidade do estado a ter um time de Power Soccer, que inclui pessoas com deficiências severas e que usam cadeiras de rodas motorizadas. “Foram para o primeiro campeonato em dezembro do ano passado, e vão para o segundo, no mês de setembro, em São Paulo, e têm brilhado. Se existia a ideia de que era impossível, para pessoas cadeirantes, jogar futebol, hoje, isso não existe mais, pois futebol é para todos. Por isso, é uma honra para mim ser presidente do Minas Power Soccer”, afirmou.

Apoio da Câmara

Os vereadores parabenizaram Débora Batista pela iniciativa, citaram algumas políticas públicas nesse sentido e se colocaram à disposição para lutar por mais espaços de lazer e cultura para as pessoas com deficiência.

O vice-presidente da Câmara, vereador Zé Antônio (PT), que fez uma moção de parabéns ao projeto, ressaltou que já visitou sua sede e pode ver “um dos maiores espaços de Contagem para cuidar das pessoas com deficiência”. Na mesma medida, Daniel Carvalho (PSD) enalteceu o trabalho desenvolvido e se colocou à disposição da instituição, sobretudo, pelo fato de a “inclusão das pessoas com deficiência ser uma bandeira do mandato, inclusive com projetos como o que garante brinquedos adaptados em parques e praças da cidade”.

Vinícius Faria (PP) ressaltou a necessidade de uma ampla campanha de divulgação das vagas de estacionamento preferenciais para pessoas com deficiência. E Débora sugeriu um selo de responsabilidade social para empresas e instituições que ofereçam acessibilidade para esse público.

Silvinha Dudu (PV), que já é voluntária do projeto, Glória da Aposentadoria (PSDB) e Arnaldo de Oliveira (Solidariedade) externaram apoio à iniciativa e se comprometeram a seguir dando suporte para o projeto. “Convido os 21 vereadores a visitar o espaço e buscar a emendas com os deputados para melhorar ainda mais sua estrutura”, estimulou Silvinha.

Por fim, Zé Antônio lembrou do trabalho do Legislativo em aprovar proposições voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares. E citou, como referência, o Centro Especializado de Reabilitação Antônio de Oliveira (CER IV), que oferece toda a estrutura, técnicas avançadas e uma equipe multidisciplinar voltados para o atendimento das pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem