ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Proposição inclui autarquia de parques e praças no Orçamento e no Plano Plurianual

22 de maio de 2024, por Leandro Perché

Contagem possui 253 praças públicas, 12 parques municipais e 105 outras áreas verdes, somando, ao todo, uma área de quase 3 milhões de metros quadrados, sem contar os mais de 54 canteiros centrais de avenidas, que demandam manutenção, manejo, arborização e melhorias. Além dos recursos para as intervenções regulares, a atual gestão municipal já investiu mais de R$ 30 milhões, desde 2021, em reforma e revitalização de mais de 40 espaços desses.

Para melhor cuidar desses locais, a Câmara de Contagem aprovou, em abril deste ano, um projeto que deu origem à Lei Complementar 371/2024, criando a Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (PARC). E, nesta terça-feira (21/05), com o objetivo de estruturar melhor a entidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 04/2024, que altera o Plano Diretor para 2024 e 2025, e o Orçamento de 2024, incluindo ações e recursos para a autarquia.

Em mensagem que acompanha o projeto, a prefeita Marília Campos (PT), ressalta que “visando à implantação da PARC, é preciso criar as ações vinculadas aos programas orçamentários específicos. E, em respeito ao princípio da programação, que exige harmonia e compatibilidade entre as leis orçamentárias, devem ser alteradas a Lei 5.437/2023, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Contagem – PPA 2022/2025 – para os exercícios de 2024 e 2025, e a Lei 5.438/2023, que estima as receitas e fixa as despesas do Orçamento Fiscal de Contagem para o exercício de 2024”.

“Além disso, tendo em vista que não existe dotação orçamentária específica para as despesas criadas, faz-se necessária a autorização do Poder Legislativo para abertura de crédito especial, já que a Autarquia passará a integrar administração pública indireta do Poder Executivo, como órgão de execução, de primeiro nível hierárquico, com autonomia orçamentária, financeira, patrimonial e auto-organizacional”, completa a prefeita na justificativa.

A estimativa é que o Município invista mais de R$ 9 milhões por ano na nova Autarquia. Esse valor será direcionado às seguintes ações criadas pelo PL: Gestão, Manutenção e Planejamento Institucional; Remuneração de Pessoal Ativo e Encargos Sociais; e Implantação e Conservação de Áreas Verdes Urbanas.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem