Foi em clima de alegria e descontração que a população dos bairros Bernardo Monteiro e Bela Vista recebeu a Estação das Artes, novo espaço cultural localizado nas dependências da antiga estação ferroviária Bernardo Monteiro. A solenidade, ocorrida na manhã desta terça-feira, 25/06, contou com a presença de diversas autoridades do município, dentre elas: o vice-prefeito Ricardo Faria (PSD), o secretário de cultura José Ramoniele, o presidente da Câmara Alex Chiodi (União Brasil) e os vereadores Bruno Barreiro (PV), Daniel Carvalho (PSD), Daniel do Irineu (PSB), Denilson da JUC (Mobiliza), Edgard Guedes (Republicanos), Glória da Aposentadoria (PSDB), Hugo Vilaça (Avante), José Carlos (Avante), Moara Saboia (PT) e Ronaldo Babão (PSB). No local, serão realizadas atividades artísticas e de formação profissional.
O evento teve início com uma apresentação do cantor Marcelo Veronez, que cantou uma música à capela e emocionou o público. Na sequência, representantes da VLI Multimodal e do projeto cultural Viaduto das Artes, parceiros no processo de revitalização do espaço, destacaram a importância da obra para a comunidade. O coletivo cultural irá ministrar atividades artísticas no local e, futuramente, cursos profissionalizantes. “Vamos fazer um trabalho incrível aqui em Contagem”, destacou Leandro Gabriel, idealizador da iniciativa. Já Gustavo Musse, representante da VLI, ressaltou a importância da exposição “Estação de Memórias”, que recupera a memória do transporte ferroviário. “Assim, quando a gente reconhece e valoriza o nosso passado, ficamos mais forte para o futuro. É uma honra, em nome da VLI, inaugurar esse espaço. Esperamos construir juntos outros projetos”, disse.
Representando a prefeitura de Contagem, o vice-prefeito Ricardo Faria falou da importância da cultura para a cidade. “São R$ 15 milhões de investimento na cultura do município. É fundamental acreditar e valorizar a história de Contagem. Reabrir a estação é recontar a história da nossa cidade”, declarou Faria, que ainda mencionou o potencial da estação se tornar um ativo turístico, e o empenho do governo em buscar mais recursos para revitalizar o entorno da estação.
O presidente da Câmara, Alex Chiodi, e o vereador Ronaldo Babão falaram em nome do Legislativo. “É um momento muito importante para todos nós que somos filhos de Contagem. A Câmara de Contagem faz seu papel independente de fiscalização, mas também apoia as políticas públicas que beneficiam a comunidade”, disse Chiodi. Babão, que mora na região há 45 anos, comemorou a inauguração do espaço. “Meus pais lembram da época em que havia transporte de passageiros. Hoje, vejo vários moradores que acompanharam a história dessa estação. É uma grande conquista para a comunidade, que lutou para ver essa estação revitalizada e em funcionamento”, comentou Babão.
A Estação das Artes contará com a exposição fixa Estação de Memórias e outras exposições itinerantes. Além disso, o Viaduto das Artes irá realizar oficinas com foco cultural e artístico voltadas para crianças e adolescentes. Estão programadas atividades formativas de confecção de papagaio e pipa, música e artesanato. “O lugar ficou muito bonito e o projeto vai ajudar a tirar as crianças das ruas”, comentou Brunela dos Santos Melo, moradora da região presente na solenidade. “Ficou maravilhoso, pretendo trazer as minhas netas para participarem das atividades”, comemorou Selma Chaves, que reside próximo ao local.
A Estação das Artes fica localizada na estação ferroviária Bernardo Monteiro, na rua Desembargador Luciano Souza Lima, 71, bairro Bela Vista.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...