ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Executivo veta campanha de conscientização sobre nomofobia

7 de outubro de 2024, por Leandro Perché

Proposição visava a promoção de campanha para informar os jovens sobre os perigos do vício no celular

A Prefeitura de Contagem publicou, na edição desta quarta-feira (31/07) do Diário Oficial do Município, o veto total à Proposição de Lei 070/2024, de autoria do vereador Leo da Academia (PDT), que institui a Campanha de Conscientização e Prevenção à Nomofobia.

Aprovado por unanimidade na Câmara no início de julho, o projeto tinha como objetivo a realização de campanhas nas unidades de ensino e de saúde de Contagem, envolvendo instituições públicas e privadas, comunidade escolar e as famílias na conscientização e na prevenção a esse transtorno, marcado pela dependência e vício pelo celular, além de medo ou ansiedade de ficar desconectado ou sem o aparelho.

De acordo com mensagem assinada pela prefeita Marília Campos (PT), a Secretaria Municipal de Saúde foi consultada sobre o projeto e recomendou o veto total, “tendo em vista que a participação dos hospitais, ambulatórios e postos de assistência médica de saúde da rede municipal em campanhas, para informar sobre os riscos que a nomofobia pode causar, implica em aumento de despesas e de pessoal, com impacto orçamentário que extrapola o orçamento previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual”.

“Referida Secretaria Municipal esclareceu que seriam necessárias a contratação de pessoal e a redistribuição da carga horária dos profissionais que estão dedicados às atividades nos serviços de Saúde, para organizar ações educativas específicas com a temática proposta. Além disso, geraria despesa com material físico e digital de divulgação da campanha”, justifica a prefeita.

Dessa forma, o veto deve entrar na pauta da Câmara nos próximos dias, para apreciação dos vereadores. Caso ele seja aprovado, o projeto é arquivado. Se a maioria dos parlamentares votarem contrariamente ao veto, a proposição pode ser promulgada pelo Legislativo, se convertendo em uma lei municipal.

Nomofobia

A nomofobia, que representa a dependência do celular e as dificuldades em ficar desconectado ou sem o dispositivo, está associada a sintomas emocionais, como angústia, ansiedade, irritabilidade, medo, estresse, crises de pânico, tristeza, solidão, depressão; e sintomas físicos, como falta de ar, tontura, tremores, náuseas, dor no peito, taquicardia, dor de cabeça, enxaqueca.

*Notícia do dia 01/08/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem