ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara vota vetos a projetos propostos pelos vereadores

7 de outubro de 2024, por Marco Túlio de Sousa

Veto total a projeto de combate ao uso excessivo de celular foi derrubado e veto parcial à Política de Bem Estar dos Profissionais da Educação mantido

Dos seis itens na pauta da 26ª Reunião Ordinária, realizada nesta terça-feira, 27/08, metade correspondia a vetos do Poder Executivo. Dois desses vetos eram a projetos do Poder Legislativo de autoria dos vereadores Léo Academia (PDT) e Glória da Aposentadoria (PSDB).

Vereador Léo da Academia. Foto: Milena Souza.

O Projeto de Lei 114 de 2023, proposto pelo vereador Léo da Academia, institui a campanha de conscientização e prevenção a nomofobia (medo ou ansiedade causada pela falta de uso do celular). O PL havia sido vetado totalmente pela prefeita Marília Campos (PT) com a justificativa de que ele poderia implicar em aumento de despesas e pessoal, extrapolando as diretrizes da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Vereadora Glória da Aposentadoria. Foto: Milena Souza.

No momento da votação, o vereador autor pediu a palavra e solicitou que os demais parlamentares derrubassem o veto. “Esse projeto é muito importante. Nossas crianças, hoje, passam horas e horas usando celular, há pessoas que têm vício de checar o aparelho o tempo inteiro. Isso virou uma doença, causando ansiedade, inquietação, desamparo e angústia. Peço apoio dos colegas para derrubar esse veto”, disse Léo. O pedido foi endossado por Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT): “devemos ensinar nossos filhos sobre o avanço tecnológico, mas com responsabilidade. Por isso, voto não”. O veto foi derrubado por unanimidade.

Já o Projeto de Lei 177 de 2023, que cria em Contagem a “Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais de Educação”, de Glória da Aposentadoria, recebeu veto parcial. Isto é, teve apenas parte do texto suspenso pelo Executivo. O trecho em questão dizia respeito ao artigo 6, que dispunha sobre a aplicação de sanções que o Executivo municipal entendeu serem de competência privativa da União. Tendo em vista que a retirada do dispositivo não implicava em modificações sensíveis no projeto, a própria autora solicitou aos demais vereadores que mantivessem o veto da prefeita. O veto foi mantido por 17 votos a três.

Os parlamentares também mantiveram o veto da prefeita a uma emenda do Poder Legislativo ao Projeto de Lei 05 de 2024 (Diretrizes da Lei Orçamentária Anual – LOA), de autoria do Poder Executivo, que ampliava o percentual das emendas impositivas dos parlamentares de 1% para 2% do orçamento municipal. A justificativa é de que a mudança contraria a Lei Orgânica do município, que regulamenta esse valor. A manutenção do veto foi aprovada de forma unânime.

Projetos em primeiro e segundo turno

Além da votação dos vetos, foram apreciados três projetos na plenária. Em segundo turno e redação final, o Projeto de Resolução 044 de 2024, proposto pela Mesa Diretora da Casa, autoriza propaganda eleitoral nas dependências da Câmara. Já o Projeto de Lei 072 de 2024, de autoria do presidente Alex Chiodi (União Brasil) denomina o viaduto sobre a LMG 808, integrante do conjunto de obras da avenida Maracanã, Viaduto Doutor Renato Falci. Por fim, em primeiro turno, o Projeto de Lei 07 de 2024, enviado pelo Poder Executivo, traz nova redação para a Lei 5.509 de 2024 (Lei Orçamentária Anual) acrescentando o artigo 13-A, que disciplina a aplicação das emendas impositivas. Os três projetos foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares.

*Notícia do dia 27/08/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem