ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto fortalece participação política dos estudantes de Contagem

7 de outubro de 2024, por Leandro Perché

O Legislativo de Contagem acaba de aprovar um projeto de lei (PL 185/2021) que pretende fortalecer os chamados grêmios estudantis, reforçando o seu caráter de instância de representação dos estudantes contagenses, de exercício da cidadania e da participação da política educacional do município.

Proposta pela vereadora Moara Saboia (PT), a matéria modifica a Lei 4.639/2013, ampliando os direitos relacionados aos grêmios estudantis e os deveres das instituições de ensino para com essas instâncias, incluindo a garantia de liberdade de organização, de reunião e manifestação.

“Acabamos de aprovar esse projeto que regula os grêmios estudantis, que são instrumentos democráticos importantes, que envolvem participação popular e da juventude na definição das políticas e diretrizes de educação e, inclusive, permite aos alunos participarem das definições de onde serão aplicados os recursos nas escolas”, explicou a autora.

Durante a votação em primeiro turno, na última semana, o vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Pastor Itamar (PRD), apontou algumas questões do texto que poderiam suscitar dúvidas ou gerar controvérsias. Na ocasião, o texto original foi aprovado e, posteriormente, as sugestões foram inseridas no projeto por meio de uma emenda de liderança.

“Esse projeto da vereadora Moara tem todo o nosso apoio, na medida em que precisamos valorizar os grêmios estudantis nas nossas escolas municipais e fortalecê-los, porque é uma forma de se ter uma maior participação dos jovens no desenvolvimento da nossa educação”, destacou Itamar.

Desta forma, o PL aprovado nesta terça-feira (24/09) em segundo turno e redação final determina que os estabelecimentos de ensino garantam, aos grêmios estudantis, livre alocação e circulação de publicações; participação nos conselhos deliberativos e consultivos; informação sobre as contas da unidade de ensino; e acesso pleno e irrestrito de seus representantes a todas as dependências da instituição, salvo a sala de professores e a direção.

Além disso, acrescenta, como direito dos grêmios estudantis, a livre manifestação do pensamento e da expressão de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; a guarda de atas e outros registros de sua atividade; e a livre reunião, com exceção em dias de avaliações ou festivos da instituição. E proíbe a interferência estatal ou particular que prejudique essas instâncias.

Por fim, determina que a organização e o funcionamento dessas entidades serão estabelecidos em estatutos aprovados em assembleia geral dos estudantes de cada unidade de ensino; assegura aos grêmios o direito de petição em órgãos públicos; e propõe que qualquer alteração ou revogação dessa lei deve ser debatida previamente em audiência pública envolvendo os estudantes.

*Foto de capa: Arquivo Funec Riacho 2023.

*Notícia do dia 25/09/2024, publicada em 07/10/2024 em função das restrições impostas pela Lei Eleitoral.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem