Desde a sua inauguração, em 2 de abril de 2024, o Posto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) da Câmara Municipal de Contagem vem se consolidando como uma importante ferramenta para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em menos de um ano, o posto já se destaca pelo impacto positivo no atendimento à população.
Nos primeiros meses, os atendimentos e emissões de identidade cresceram consideravelmente. Em março de 2024, foram emitidas 26 identidades; em abril, o número subiu para 360 e, em maio, chegou a 453. Os números continuaram a aumentar, com 506 identidades emitidas em junho e 509 em julho. Nos meses seguintes, a demanda se manteve estável, com 297 CINs em agosto, 292 em setembro e 344 em outubro. Por fim, em novembro e dezembro o quantitativo foi de 295 e 143, respectivamente. No total, 3.225 documentos foram entregues à população. “Esses números são um reflexo da confiança que a população tem depositado no posto. A facilidade de poder contar com esse serviço na própria cidade, sem precisar se deslocar para outras localidades, tem sido muito valorizada pelos contagenses”, afirmou Rariucha Augusto, coordenadora do setor no período.
Localizado na recepção da Câmara, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h20, e oferece atendimento mediante agendamento prévio pelo site da Câmara. Para solicitar a CIN, o cidadão deve apresentar alguns documentos, como a certidão de nascimento, ou, se for casado(a), a certidão de casamento, incluindo certidões averbadas em casos de divórcio. Opcionalmente, as pessoas podem solicitar a inclusão de dados adicionais, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, identidade funcional ou carteira profissional, certificado militar, tipo sanguíneo, estado civil, e informações sobre condições de saúde que podem salvar sua vida. Para tanto, é necessário apresentar documentos comprobatórios. A primeira via do documento é gratuita, enquanto a segunda tem custo de R$105,59, pago por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Após a emissão física, é possível solicitar a versão digital pelo aplicativo GOV.BR.
Em relação aos atendimentos, Rariucha revela que o posto tem cumprido seu objetivo de desburocratizar e facilitar o acesso aos serviços. “Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio, o que nos ajuda a organizar o fluxo e oferecer um atendimento mais eficiente. Em média, atendemos cerca de 15 pessoas por dia”, explica.
A comerciante Daniela Jesus, residente de Contagem, também compartilhou sua experiência com o novo serviço. “Foi uma grande facilidade para mim. Eu e meu filho fizemos a nova carteira de identidade, foi rápido, foi eficaz, perto do meu trabalho, não tivemos nenhum problema e pegamos lá mesmo a CIN. O posto aqui perto foi um alívio para mim e para muitos amigos e colegas por ser de fácil acesso”, comenta Daniela.
A criação do posto foi viabilizada por uma parceria entre a Câmara de Contagem e a Polícia Civil, e tem sido elogiada por sua contribuição para facilitar o acesso da população à nova CIN. O ex-presidente da Câmara Alex Chiodi (União Brasil) ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “Já temos o Procon e a Ouvidoria. Com o Posto de Identificação, conseguimos ampliar ainda mais o leque de serviços oferecidos à população de Contagem. A parceria com a Polícia Civil tem sido fundamental para tornar esse atendimento mais ágil e próximo dos cidadãos”.
O posto de identificação, junto a outros serviços oferecidos pela Câmara, como o Procon, referência em atendimento ao consumidor, reafirmam a vocação do Legislativo Municipal em ser um ponto de apoio e solução para os moradores de Contagem, melhorando a qualidade de vida de toda a população.
Posto de Identificação da Câmara de Contagem
Agendamento: http://www.cmc.mg.gov.br/identidade/
Documentos necessários: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Certidão de Divórcio.
Horário: 9h00 às 16h20
Telefone: (31) 3359-9230, (31) 3359-8700
Endereço: Praça São Gonçalo, 18, Centro – Contagem, Minas Gerais
Matéria escrita pela jornalista Milena Souza
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...