ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo: mais de uma década de formação cidadã

10 de janeiro de 2025, por Marco Túlio de Sousa

A 19ª legislatura da Câmara de Contagem, dentre suas características e avanços, ficou marcada pelos mecanismos de aproximação do Poder Legislativo com a população. Exemplo disso são os vários projetos e ações que colocaram, literalmente, a Câmara na rua, perto da população, para ouvir e ser ouvida.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, criada em 2013 pela Lei 4620/13, vem se firmando, desde então, como uma das mais importantes ferramentas dessa aproximação ao desenvolver atividades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cultural e profissional dos vereadores, servidores e diversos segmentos da sociedade e, especialmente, por atingir o público da transformação: crianças e jovens.

Segundo a corregedora da Câmara Municipal de Contagem e coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, o período de 2021 a 2024 foi um marco na história da Escola do Legislativo, com uma série de projetos transformadores que reforçam o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e participativa. “As ações realizadas não apenas atenderam às necessidades da população durante a pandemia, mas também promoveram a inclusão, o empoderamento e a educação cidadã, servindo de modelo para outras instituições legislativas que buscam causar um impacto positivo em suas comunidades”, diz.

Câmara Aberta

Com o objetivo ajudar na formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres e do seu papel na transformação da política, a Escola do Legislativo recebeu, entre 2022 e 2024 – 2021 o projeto foi suspenso em razão da pandemia da Covid-19 -, mais de cinco mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Contagem, com o projeto Câmara Aberta.

Câmara recebe visita de estudantes. Foto: Cleide Amaral.

Realizado desde 2017, o projeto consiste em oferecer visitas guiadas pelo prédio da Câmara, palestras e simulações de reuniões plenárias, mostrando parte da rotina parlamentar. Sua importância já foi reconhecida em nível estadual: em 2020, o Câmara Aberta foi agraciado com o prêmio Cidades Inteligentes, no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades.

Ampliando seu alcance e importância, em 2023 e 2024 o Câmara Aberta recebeu visitantes da “melhor idade”: senhores e senhoras integrantes do Espaço Bem Viver Mário Covas, da Prefeitura de Contagem. O Espaço Bem Viver é um dos equipamentos municipais voltados para o atendimento da pessoa idosa, com foco na promoção de oficinas e atividades físicas que estimulam o envelhecimento saudável, digno e ativo. De acordo com Eliane Oliveira, “a inclusão dessa nova vertente fortalece a pluralidade de opiniões e a participação de todas as faixas etárias, garantindo que o Legislativo seja um espaço verdadeiramente democrático e acessível a todos”.

Vereador Mirim

Em 2022, o projeto Câmara Aberta ganhou um reforço na tarefa de auxiliar na formação política de crianças e jovens contagenses: o projeto Vereador Mirim. Criado a partir da aprovação da Lei 5269/2022, originária de um projeto do presidente da Casa, vereador Alex Chiodi (União), o Vereador Mirim aconteceu em 2022 e 2023, e o objetivo é que ele seja realizado, anualmente, no mês de outubro, em alusão à semana da criança e dos professores.

Vereador Gegê Marreco e sua vereadora mirim. Foto: Cleide Amaral.

O Vereador Mirim mobiliza escolas municipais de todas as regionais da cidade. Em parceria com a Secretaria de Educação de Contagem, os estudantes, a princípio, participam de palestras de orientação política dentro de suas escolas e, depois, 21 estudantes do Ensino Fundamental são selecionados por meio de uma redação analisada por uma comissão de professores e pedagogos.

No “grande dia”, os selecionados participam de uma reunião plenária simulada no plenário da Câmara, com a participação de representantes do poder Executivo, pais, professores, colegas e dos próprios vereadores. Na ocasião, eles colocam em prática o que aprenderam, apresentando projetos de lei, moções, requerimentos e indicações. Embora sejam apresentadas de forma fictícia, algumas proposições são apresentadas oficialmente pelos vereadores nas plenárias seguintes.

“É uma iniciativa importante para que, desde a infância, possamos formar uma consciência política, mostrar a importância de acompanhar a vida política e as ações do Legislativo, e valorizar e reconhecer a atuação do vereador no debate e na solução dos problemas da cidade”, destaca Chiodi.

Aulão de Redação para o ENEM

Aulão de redação para o ENEM edição 2023. Foto: Cleide Amaral.

O Aulão de Redação para o ENEM é realizado desde 2017 pela Escola do Legislativo, sendo uma iniciativa que busca preparar estudantes contagenses para a redação exigida na prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Assim, a ideia é ampliar as chances de aprovação às principais universidades públicas do país. Pelo projeto, a Câmara já recebeu o prêmio “Cidades Inteligentes” no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Eliane Oliveira, “além das atividades políticas, a Câmara desenvolve diversas ações cidadãs. O Aulão do ENEM é uma dessas atividades que visa a inclusão dos nossos jovens por meio da inserção no Ensino Superior”.

Menores Aprendizes

Menores aprendizes da Câmara de Contagem recebem diploma do curso de Libras. Foto: Cleide Amaral.

Em 2024, a Escola do Legislativo agrega mais uma importante ação dentro da Câmara: a gestão dos menores aprendizes que chegaram para trabalhar no Legislativo por meio de uma parceria com o Centro de Formação de Aprendizes e Trabalhadores (Cefort), organização beneficente dedicada à capacitação profissional de jovens, visando à sua integração no mercado de trabalho. Na Câmara, eles desenvolvem diversas funções e aprendem sobre a importância do trabalho e da cidadania. Além da oportunidade de emprego, os jovens aprendizes podem participar de atividades formativas, como o recente Curso de Libras, realizado entre maio e outubro deste ano.

Ações internas

Os servidores da Câmara também fazem parte do público-alvo da Escola do Legislativo. Ao longo dos últimos quatro anos, a Escola promoveu uma série de atividades para os funcionários, como ginásticas laborais, palestras e orientações de saúde. O projeto Valorização é um exemplo disso. Focado no empoderamento das servidoras, abordando temas como violência doméstica e saúde mental, o projeto recebeu o prêmio “Chama da Paz” por sua contribuição com o bem-estar das mulheres.

Esta condecoração é uma ação de reconhecimento que visa incentivar e disseminar o conceito das smart cities como espaços humanos, que colocam a tecnologia à serviço das pessoas, valorizando a gestão pública eficiente, o empreendedorismo, a transparência e a sustentabilidade.

Outro destaque das atividades internas foi o curso de Libras Comunicacional oferecido a dezenas de servidores e menores aprendizes em 2022 e 2024, capacitando-os para a comunicação com a comunidade surda e, desta forma, reforçando as ações de inclusão da Câmara Municipal de Contagem. Com isso, o Legislativo também foi agraciado com o prêmio “Chama da Paz” pela sua relevância na educação inclusiva.

Ação Covid-19

 

Vereadores realizam ação de prevenção contra a covid-19. Foto: Cleide Amaral.

A Câmara, por meio da Escola do Legislativo, realizou, em 2021, uma ação de conscientização e prevenção contra a Covid-19 em dois pontos da cidade: na avenida Prefeito Gil Diniz, próximo à Praça da Jabuticaba, na Sede; e na avenida João César de Oliveira, próximo à Praça Iria Diniz, no Eldorado. Na ocasião, foram distribuídos kits contendo máscara, álcool gel e material informativo, como parte da campanha Pacto pela Vida, realizada em parceria com a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL).

 

 

 

Texto escrito pela jornalista Lorena Carazza.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem