A Câmara Municipal de Contagem esteve representada por seu presidente, Bruno Barreiro (PV), e mais nove vereadores na visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao Centro Materno Infantil (CMI) de Contagem nessa sexta-feira (10/01).
Recebida pela prefeita Marília Campos (PT) e pelo Secretário de Saúde, Fabrício Simões, a equipe do Ministério percorreu o equipamento, conversou com profissionais de saúde e fez anúncios importantes para a cidade: duas novas unidades de saúde e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além de avanços com o Programa “Mais Acesso a Especialistas (PMAE)”, a Rede Alyne de apoio à gestante, e a Wolbachia para combate à dengue.
Em seu discurso, Bruno Barreiro enalteceu a gestão em saúde da administração municipal e revelou boas expectativas com a presença de representantes do Governo Federal. “A visita de nossa ministra da Saúde ao Centro Materno Infantil e sua participação neste encontro com os profissionais de saúde demonstram um compromisso com o fortalecimento da saúde pública e o cuidado com nossa população”, destacou o presidente.
Durante a visita, foram apresentados os grandes progressos na saúde de Contagem nos últimos anos, com a valorização dos profissionais de várias categorias, o investimento em modernização e em melhoria na estrutura das unidades de saúde. Além disso, os gestores municipais aproveitaram para falar dos desafios e fazer solicitações para a equipe do Ministério da Saúde.
“É muito bom a gente poder mostrar os avanços que fizemos, mas apresentar também os desafios. Por isso, quero agradecer muito por sua presença e de sua equipe, porque, quando um ministro sai de Brasília e vem ao município, cria um vínculo de compromisso com aquele lugar”, afirmou Marília Campos, que aproveitou para pedir mais atenção com as cidades metropolitanas.
A equipe do Ministério da Saúde externou satisfação em acompanhar os bons resultados da gestão municipal e fez anúncios importantes para reforçar os programas e ações de saúde pública na cidade. “Quero dizer a vocês também que, por mérito de Contagem, que apresentou boas propostas, bem justificadas, o município terá duas novas unidades básicas de saúde, uma no bairro de Vale das Orquídeas, outra no bairro Lúcio de Abreu, além de um novo Centro de Atenção Psicossocial, no bairro Europa”, destacou Nísia Trindade.
Outra novidade apresentada foi o lançamento do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) para reforçar o acesso da população a consultas e exames especializados com menos burocracia e menor tempo de espera. E a Rede Alyne, que tem como objetivo diminuir a mortalidade materna de mulheres negras em 50% e das mulheres em geral 25% no Brasil, aumentando o cuidado humanizado e integral para gestantes, parturientes, puérperas e crianças.
Em relação ao combate à dengue, as ações já desenvolvidas pela gestão municipal vão ganhar reforços importantes, com novas tecnologias. “A proposta é uma grande mobilização nacional, com um plano dividido em seis eixos: prevenção; vigilância; controle vetorial; organização da rede assistencial – de preferência com bastante antecedência, como já é feito em Contagem; a preparação para a resposta e comunicação; e a participação social”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério, Rivaldo Venâncio.
Além disso, o Ministério da Saúde incorporou diversas tecnologias à política pública de controle de vetores, que já serão utilizadas em Contagem, incluindo o método Wolbachia, que se trata de uma bactéria introduzida na fêmea do mosquito Aedes aegypti, bloqueando a capacidade de transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Outra medida são as estações disseminadoras de larvicidas, que atraem as fêmeas do mosquito e impedem que seus ovos depositados ali cheguem à fase adulta, além de fazer com que a própria fêmea leve o larvicida para outros recipientes, ampliando o alcance da estratégia.
A presença maciça de vereadores no evento demonstrou o compromisso do Legislativo em trabalhar junto com outros entes públicos para melhorar a saúde da população. Entre os presentes, estavam desde os líderes de governo, Daniel do Irineu (PSB) e Adriana Souza (PT), até vereadores da oposição – Mauricinho do Sanduíche, Pedro Luiz e Tia Keyla (todos do PL) -; além de Rodrigo do Posto (Mobiliza), Didi (PRD), Junior Zica (União) e Arnaldo de Oliveira (SD).
“Aproveito a ocasião para destacar o compromisso da Câmara na construção de políticas públicas que atendam às necessidades de nossa gente. Reforço nosso compromisso na criação de leis para assistência integral à saúde da mulher e para a promoção da melhoria das condições de vida e saúde de nossa população. Nosso trabalho está centrado em garantir o direito constitucional à saúde e ampliar o acesso de nossa população aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde”, destacou o presidente Bruno Barreiro.
Além de cumprir as funções de legislar e fiscalizar, ficou claro que os vereadores têm utilizado sua capacidade de articulação política para buscar melhorias para a assistência no município. Em discurso, o deputado federal Weliton Prado (SD) revelou que encaminhou recursos para a saúde de Contagem por meio de emendas solicitadas pelo vereador Arnaldo de Oliveira.
“Garantimos R$ 1 milhão para o custeio da reabilitação a pedido do vereador Arnaldo de Oliveira, recurso que já está no caixa da Prefeitura. E, a pedido dele e da prefeita Marília Campos, uma emenda de R$ 10 milhões para Contagem direcionada à construção de mais um CER-IV (Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira) e da Casa do Autista. Por isso, gostaria pedir a liberação urgente desse recurso para esses programas importantes apontados pelo Arnaldo e pela prefeita na defesa do direito das pessoas com deficiência”, revelou o deputado.
Por fim, o presidente da Câmara reafirmou a disposição dos vereadores em apoiar o SUS. “Juntos, podemos consolidar políticas públicas eficientes que transformem Contagem em uma referência em saúde e qualidade de vida. A Câmara Municipal se coloca à disposição para viabilizar iniciativas que tragam avanços para nossa cidade. Que este encontro traga importantes frutos para o presente e o futuro da saúde em Contagem”, concluiu Bruno Barreiro.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...