No dia 02 de fevereiro deste ano, Contagem perdia o ex-prefeito Newton Cardoso, falecido aos 86 anos. À frente do poder Executivo municipal por três mandatos (1973/77, 1981/85 e 1997/98), o político foi fundamental para transformar o município em um polo industrial e econômico de destaque em Minas Gerais, além de ter sido governador do Estado pelo MDB entre 1987 e 1991, vice-governador e deputado federal por três mandatos.
Com o objetivo de prestar homenagem ao ex-prefeito, a Câmara de Contagem acaba de aprovar o Projeto de Lei 146/2025, proposto pela vereadora Carol do Teteco (MDB), que altera o nome da avenida Maracanã, passando a denominá-la Prefeito Newton Cardoso. Localizada entre os bairros Granja Ouro Branco e Chácaras Califórnia, a via de 4,5 km passa por grande intervenção de macrodrenagem e mobilidade, se convertendo em uma importante ligação entre as regionais Sede e Vargem das Flores, facilitando o acesso à LMG-808.
Assinada por todos os vereadores, a matéria foi aprovada, no final de fevereiro, pela Comissão de Legislação, Constituição e Justiça e pela Comissão de Administração e Serviços Públicos da Câmara, se convertendo da Proposição 001/2025. Nesta semana, sua apreciação foi concluída com sua leitura durante a reunião ordinária – os projetos de denominação de logradouros públicos não são votados em plenário. Agora, ele segue para sanção do Executivo.
Afilhada do ex-prefeito, Carol do Teteco ressaltou que o projeto “é uma forma singela de reconhecer os grandes serviços prestados por Newton Cardoso e preservar a memória de um homem à frente do seu tempo, um líder visionário e incansável defensor da democracia, do progresso econômico e social de nossa cidade, tornando-a um dos maiores polos industriais do estado”.
O deputado federal Newton Cardoso Jr., filho do ex-prefeito, esteve presente na reunião que marcou a aprovação do projeto. Emocionado, falou da importância de seu pai para Contagem e agradeceu a vereadora pela iniciativa.
“É uma homenagem que traz um sentimento de orgulho à minha família e, ao mesmo tempo, de responsabilidade. Responsabilidade por um legado que construiu a nossa cidade, não apenas em bairros e obras marcantes, como a trincheira da Praça da Cemig, que ele entregou como governador, mas, de toda sorte, pelo legado de ver essa cidade ser incluída no mapa e ser reconhecida como uma cidade industrial, como polo logístico, hoje, com sua aptidão atualizada e trazida para a modernidade”, destacou o deputado.
Vereador em seu 11º mandato na Câmara, Arnaldo de Oliveira lembrou muitas histórias e realizações do político, incluindo a construção do prédio que hoje é sede do Legislativo Municipal; a distribuição de terrenos e a construção de inúmeras moradias populares, sobretudo nos bairros Nova Contagem, Sapucaias, Bernardo Monteiro, Parque São João e Darcy Ribeiro; o asfaltamento e a urbanização de várias regiões da cidade; a construção dos centros industriais Cinco e Cincão; e obras viárias no Cidade Industrial.
“Se eu for ficar falando das realizações de Newton Cardoso em Contagem, vão faltar palavras. E fico muito feliz de ter participado de grande parte de sua administração e ter acompanhado o tanto que a cidade evoluiu. É esse tipo de gestor que admiramos na vida pública e com quem aprendemos todo o bem que é possível fazer pelos mais carentes”, pontuou Arnaldo.
Zé Antônio do Hospital (PT) e Gegê Marreco (Rede) falaram da admiração que seus respectivos pais cultivam pelo ex-prefeito, e enalteceram sua contribuição para o desenvolvimento de Nova Contagem, para a urbanização de toda a cidade, além de “seu compromisso com o povo mais pobre”. Adilson Lamounier (União), por sua vez, lembrou de experiências pessoais de quando Newton foi governador do Estado, e ressaltou que o político é inspiração para muitos.
Léo da Academia (PDT), Rodrigo do Posto (Mobiliza), Mauricinho do Sanduíche (PL) e Fatinha Manancial (União) aproveitaram pra enaltecer o legado deixado pelo ex-prefeito, e o trabalho de Newton Jr. para honrá-lo, com contribuições para a cidade.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...