A Câmara de Contagem recebeu, na manhã desta quinta-feira (20/03), a visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, liderada pelo secretário Fabrício Simões. Em reunião com 14 vereadores, incluindo o presidente da Casa, Bruno Barreiro (PV), e membros da Comissão de Saúde, foram tratadas diversas demandas da área levantadas pelos parlamentares e apresentadas as realizações da Pasta para a melhoria da estrutura e do atendimento no SUS.
O encontro foi solicitado pelo vereador Pastor Itamar (PRD) e endossado por todos os parlamentares durante a plenária da última semana. Na ocasião, vários requerimentos, indicações e moções relacionadas ao tema foram apresentados.
Bruno Barreiro destacou a importância do diálogo e pontuou que as reuniões com o secretariado “são agendas importantes para debater os problemas da cidade e as necessidades da nossa população, e buscar juntos, vereadores e representantes do Executivo, soluções para melhorar a vida dos contagenses”.
O líder de governo, Daniel do Irineu (PSB), agradeceu o secretário pela presteza em atender a solicitação da Câmara e pela mobilização de toda a equipe. A Secretaria de Saúde é uma das que mais têm carga na Prefeitura, até pela complexidade dos problemas, por tratar de vidas das pessoas. Então, agradeço pela rápida resposta, pois tivemos vários pedidos na plenária da última semana e, 10 minutos depois, conseguimos marcar essa reunião para que tenhamos esclarecimentos de sua equipe técnica”.
Durante o encontro, Fabrício Simões fez uma apresentação sobre o mutirão de exames e cirurgias, lançado na última segunda-feira (17/03), que promete reduzir as filas em até 60% até o final do ano. Com investimento de R$ 16 milhões, a iniciativa será realizada, inicialmente, para a saúde da mulher; passando, em seguida, para cirurgias ortopédicas, exames da saúde do adulto e, por fim, intervenções relacionadas às vias aéreas e respiratórias.
Demandas de Saúde
Em seguida, os vereadores apresentaram as demandas da população e pediram esclarecimentos. O presidente da Comissão de Saúde, Vinícius Faria (PP) falou da necessidade de reforçar os recursos humanos das unidades de saúde com mais especialidades, o que foi apoiado por Denilson da Juc (Mobiliza). Nesse sentido, Pastor Itamar (PRD) e Adilson Lamounier (União) questionaram as condições para atrair profissionais de saúde e sobre processos seletivos.
Gegê Marreco pediu mais atenção com quem precisa órteses e próteses na ortopedia, além do transporte para esses pacientes. Cobrou, ainda, a instalação de aparelhos de ar-condicionado nos equipamentos de saúde, o que, segundo a Secretaria, já estaria acontecendo; e a isonomia salarial entre técnicos de radiologia da rede e do Serviço Social Autônomo (SSA).
A defesa dos profissionais de saúde foi pauta também do vice-presidente da Comissão de Saúde, Rodrigo do Posto (Mobiliza), que apresentou as dificuldades e demandas dessa categoria, usando como exemplo a UBS Nacional, onde atua. Solicitou contratação de mais servidores, redivisão da área de atuação dos ACS, cuidado com a saúde mental dos usuários e dos profissionais, e reformas estruturais na unidade.
Vinícius Faria teve novamente a palavra, para pedir melhorias nas farmácias distritais, tanto na parte de recursos humanos quanto no suprimento de medicamentos; utilização de telemedicina na rede, principalmente na área de saúde mental; questionou a insuficiência de atendimento aos casos agudos nas UBS; e pediu maior presença dos gestores nos equipamentos de saúde.
Junior Zica (União) pediu mais equipamentos de saúde e programas de prevenção; Carol do Teteco (MDB), atenção com as mães de crianças atípicas nas filas de espera do CER-IV; e Mauricinho do Sanduíche, a ampliação do atendimento na antiga Unidade XVI e melhor estrutura para o SAMU. Moara Saboia (PT) falou das dificuldades de acesso à unidade do bairro Liberdade. Fatinha Manancial também contribuiu com sua presença e demandas.
Por fim, a equipe técnica da Secretaria de Saúde prestou os esclarecimentos necessários, explicou o andamento dos processos e se comprometeu a avaliar os pedidos dos vereadores. E Fabrício Simões avaliou positivamente a reunião.
“O vereador é o agente que recebe a demanda, é o agente que está mais próximo da população. A prefeita Marília pede muito isto para a equipe: é muito importante que a gente trabalhe próximo à Câmara, para que colha as principais demandas e tome as providências para que a Saúde de Contagem se fortaleça cada vez mais”, concluiu o secretário de Saúde.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...