ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Abril Azul: Contagem se destaca em políticas públicas para as pessoas com autismo

1 de abril de 2025, por Leandro Perché

Estima-se que, no Brasil, haja mais de 4 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em um estudo do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos). Essa pesquisa apontou uma prevalência de autismo em uma a cada 36 pessoas no país norte-americano em 2023, a maioria em pessoas do gênero masculino.

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Os sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida; e o diagnóstico oportuno e o encaminhamento para intervenções interdisciplinares comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível pode levar a melhores resultados em longo prazo.

Com preocupação em garantir mais direitos às pessoas com autismo e seus familiares, com vistas à educação, saúde, qualidade de vida e inclusão, a Câmara de Contagem tem, desde 2012, debatido o tema, proposto projetos de lei e desenvolvido políticas públicas relevantes sobre o tema. Além disso, os vereadores têm se engajado em campanhas de conscientização; cobrado ações efetivas do poder Executivo; e apoiado iniciativas voltadas para esse público.

Em Contagem, a Lei 4508/2012 “abriu as portas” para o debate, instituindo o 02 de abril como o Dia Municipal da Pessoa com Autismo no Município. A partir da nova legislação, proposta e aprovada na Câmara, o poder público passou a se engajar na campanha do Abril Azul – mês de conscientização sobre o autismo. No mesmo ano, a Lei 4552 reconheceu a pessoa com autismo como pessoa com deficiência, ampliando seus direitos, conforme previsto pela legislação.

Nos anos seguintes, o Legislativo de Contagem passou a receber, todos os anos, no mês de abril, em sua tribuna livre, a participação de pessoas e instituições ligadas à causa, principalmente o Amais – Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem. O objetivo foi criar uma instância permanente de diálogo e informação sobre as dificuldades enfrentadas por esse público e suas necessidades, além de desenvolver iniciativas conjuntas no sentido de buscar conscientizar a sociedade sobre a urgência de inclusão das pessoas com TEA.

Nesse período, até os dias de hoje, são dezenas de projetos de lei, requerimentos e indicações apresentados, discutidos e votados na Casa Legislativa. Além dessas matérias cobrarem respostas e ações do poder público, elas constroem políticas públicas de apoio e garantia de direitos para as pessoas com TEA e seus familiares. No total, são 14 leis municipais aprovadas, que tratam de habitação, apoio aos cuidadores, conscientização, transporte, educação inclusiva e saúde.

Confira as leis municipais relacionadas ao autismo:

  • Lei 5452/2024 – Institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção de tratamento para pessoas autistas.
  • Lei 5207/2022 – Institui o atendimento prioritário para as pessoas com TEA nos estabelecimentos públicos e privados de Contagem.
  • Lei 5239/2022 – Dispõe sobre o caráter permanente do laudo que diagnostique o Transtorno do Espectro Autista e síndrome de Down.
  • Lei 5285/2022 – Institui a Política para a Educação Inclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • Lei 5304/2022 – autoriza o Poder Executivo a subsidiar o passe livre para pessoas com deficiência.
  • Lei 5311/2022 – Dispõe sobre a criação da Campanha de conscientização do Cordão de Girassol.
  • Lei 5232/2022 – Dispõe sobre a isenção de inscrição para os atletas com deficiência em eventos esportivos em Contagem.
  • Lei 5197/2021 – Institui a Carteira de Identificação do Autista (CIA).
  • Lei 4995/2019 – Institui o Dia do Orgulho Autista em Contagem (18 de junho).
  • Lei Complementar 274/2019 – Aumenta o prazo de jornada de trabalho reduzida ao servidor público responsável por pessoa com deficiência.
  • Lei Complementar 273/2018 – Estabelece a isenção de IPTU para pessoas com deficiências que possuam somente um imóvel usado exclusivamente para própria moradia.
  • Lei 4690/2014 – Obrigatoriedade da destinação preferencial dos apartamentos localizados nos andares térreos dos edifícios dos programas de Habitação Popular para pessoas com deficiência.
  • Lei 4508/2012 – Institui o Dia Municipal da Pessoa com Autismo (02 de abril).
  • Lei 4552/2012 – Reconhece a pessoa com autismo como pessoa com deficiência, para fins da plena fruição dos direitos.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem