ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova mais um projeto que beneficia a comunidade autista

9 de abril de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, condição de saúde caracterizada por desafios relacionais, como fala e comunicação não verbal, bem como comportamentos repetitivos. Desde então, diversas iniciativas de inclusão e cuidado têm sido realizadas em todo o mundo, beneficiando tanto pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), quanto suas famílias.

Vereadora Daisy Silva (Republicanos). Foto: Cleide Amaral.

Somando-se a esses esforços, os vereadores de Contagem aprovaram de forma unânime nesta terça-feira, 08/04, o Projeto de Lei 116 de 2025, de autoria da vereadora Daisy Silva (Republicanos), que institui a Hora do Silêncio em supermercados e comércios da cidade, visando garantir um ambiente mais tranquilo e acolhedor para pessoas com TEA. Ela deverá ocorrer uma vez por semana durante, no mínimo, 60 minutos. Os estabelecimentos devem obedecer as seguintes orientações: redução ou eliminação de estímulos sonoros intensos (anúncios e música), controle no uso de maquinário que emita sons altos, diminuição da intensidade da iluminação e treinamento de funcionários para atendimento humanizado aos autistas.

“São passos que a gente vai dando para mudar a realidade no nosso município, fazendo as pessoas entenderem que Contagem pode ser referência em abraçar o autismo, em inclusão, sendo referência no acolhimento às mães atípicas. A gente sabe as dificuldades que essas pessoas passam, mães, crianças, adolescentes e até adultos, ao frequentar um comércio quando tem barulho e iluminação excessivos. Essa hora do silêncio traz inclusão, justiça e acolhimento”, justificou Daisy.

O projeto segue para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Se houver veto, retorna ao plenário da Câmara para nova rodada de votação.

Câmara abraça causa autista

Historicamente, o Legislativo de Contagem tem se destacado pelo compromisso com autistas e seus familiares, propondo políticas públicas a fim de garantir, pela inclusão, melhor qualidade de vida às famílias atípicas. Em 2012, a Lei 4508 criou o Dia Municipal da Pessoa com Autismo no Município, que ocorre em 02 de abril. No mesmo ano, outro dispositivo legal (Lei 4552/2012), reconheceu a pessoa autista como pessoa com deficiência (PcD), ampliando seus direitos. A Lei 4690 de 2014 dispõe sobre a destinação preferencial de apartamentos localizados em andares térreos em construções vinculadas a programas de Habitação Popular para PcDs.

A Lei Complementar 274 de 2019 aumenta o prazo de jornada de trabalho reduzida ao servidor público responsável por pessoa com deficiência. Só em 2022, foram seis novas legislações, com destaque para a Lei 5311, que trata da criação da campanha de conscientização do Cordão de Girassol, a Lei 5285, que institui a Política para a Educação Inclusiva para esse público, e a Lei 5207, que estabelece atendimento prioritário para as pessoas com TEA em estabelecimentos públicos e privados da cidade.

Este ano, além do projeto que institui a Hora do Silêncio, foi aprovado o Projeto de Lei 057 de 2025, que inclui nos critérios prioritários para acesso a programas habitacionais promovidos pelo município mulheres vítimas de violência doméstica e famílias que possuam crianças atípicas. A Câmara também recebeu, na tribuna livre da 8ª Reunião Ordinária (01/04), Josi Silva, presidente da Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem (Amais), que apresentou as demandas e falou dos avanços da causa autista na cidade. Amanhã, 10/04, A Câmara de Contagem irá realizar, em parceria com a prefeitura, um evento voltado para pessoas autistas e suas famílias no CER IV (av. José dos Santos Diniz, 880/800, bairro Europa), que contará com musicoterapia, brinquedos infláveis e serviços de beleza.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem