ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Saúde da população negra ganha visibilidade na Câmara de Contagem

16 de abril de 2025, por Lorena Carazza

De acordo com o Ministério da Saúde, a população negra é a que mais sofre com a morbidade da anemia falciforme, a deficiência de 6-fosfoglicose-desidrogenase, a hipertensão arterial, a doença hipertensiva específica da gravidez e o diabetes mellitus. Há, ainda, outras especificidades de saúde decorrentes das condições de vulnerabilidade a que essa população está exposta, como: desnutrição, doenças do trabalho, DSTs/Aids, mortes violentas, mortalidade infantil, sofrimento psíquico, transtornos mentais (derivados do uso abusivo de álcool e drogas), doenças infecciosas e parasitárias e problemas decorrentes de gravidez, parto e puerpério.

Levando em consideração essas questões, o Ministério da Saúde desenvolveu, em 2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), como forma de firmar um compromisso para o combate às desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS) e na promoção da saúde da população negra em geral, considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustiças socioeconômicas e culturais, originadas, principalmente, do racismo.

Seguindo essa referência, a Câmara de Contagem acaba de aprovar um projeto de lei, de autoria da vereadora Moara Saboia (PT), que “inclui no calendário oficial do município de Contagem a Semana Municipal de Conscientização da Saúde da População Negra”. O PL 074/2025 propõe que, na semana do dia 27 de outubro — data em que se celebra o Dia Nacional de Mobilização pró-Saúde da População Negra — a cidade possa realizar ações de promoção e divulgação do tema.

Ainda de acordo com o projeto, o Executivo poderá realizar, na semana, eventos como seminários, conferências, debates e distribuição de materiais informativos que tratem do cuidado, atenção e promoção da saúde da população negra, tendo como público-alvo não só a população em geral, mas também os profissionais da saúde.

Manifestação dos vereadores

Rebatendo os questionamentos do vereador Pedro Luiz (PL), que, a princípio, interpretou a iniciativa como uma “segregação desnecessária”, a vereadora e autora do projeto enumerou algumas enfermidades mais incidentes nas pessoas negras e lembrou que o Sistema Único de Saúde possui políticas públicas voltadas para outros grupos específicos, como mulheres, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. “O princípio do SUS é a equidade: tratar de forma diferente pessoas diferentes, para atingir a igualdade”, justificou.

O vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT), ressaltando a importância do projeto, disse que já demandou do governo municipal a instalação de uma Unidade Básica de Saúde dentro da Comunidade dos Arturos, para atender não só a comunidade, mas também para ser um centro de referência de prevenção às doenças que afetam de forma mais severa a população negra.

Por fim, a vereadora Adriana Souza (PT), que também parabenizou a iniciativa, afirmou que, para o SUS alcançar seu princípio básico da equidade, é fundamental que haja proposições e projetos de lei que indiquem as vulnerabilidades da população. “Estamos, inclusive, em uma cidade de maioria da população negra, mestiça e parda, então precisamos apresentar proposições que vão ao encontro dessa população, para garantir saúde de qualidade para todos, com igualdade, equidade e justiça social”, finalizou.

O projeto foi aprovado em segundo turno e redação final por unanimidade e agora segue para o Poder Executivo para receber a sanção ou veto da prefeita Marília Campos.

Veja mais notícias

Contagem quer endurecer regras contra furto de cabos e metais

Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...

27 de agosto, por Lorena Carazza

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem