ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissões de Defesa Prévia são regulamentadas em Contagem

4 de junho de 2025, por Lorena Carazza

Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (03/06) pela Câmara Municipal de Contagem institui, formalmente, duas Comissões de Análise de Defesa Prévia que atuam na Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon). Essas comissões são responsáveis pelo processamento e o julgamento de defesas, em primeira instância, de autuações imputadas pelas autoridades de trânsito aos motoristas. 

Embora as duas comissões já funcionem na prática, com a aprovação do Projeto de Lei nº 4/2025, de autoria do Poder Executivo, essas instâncias passam a ter regulamentação específica, que disciplina sua composição, competências e forma de remuneração de seus 18 integrantes — nove em cada comissão —, em conformidade com o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 1997).

Segundo o Executivo, em mensagem que acompanha o projeto, “a medida visa assegurar maior eficiência, transparência e respeito ao devido processo legal no âmbito da atuação administrativa da Transcon, contribuindo para o aprimoramento dos procedimentos de análise das defesas de trânsito e para a promoção dos direitos dos cidadãos”.

Direito à ampla defesa

Quando o motorista recebe, em seu endereço, uma autuação de infração — documento emitido pelas autoridades de trânsito que indica o cometimento de uma irregularidade —, ele ainda não foi, de fato, multado. A multa e a eventual pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só ocorrem caso não haja contestação formal da infração por parte do condutor.

A defesa prévia é a primeira oportunidade que a pessoa autuada por infração de trânsito tem para contestar a acusação. Nessa etapa, o condutor pode apresentar argumentos que justifiquem sua conduta ou questionem a aplicação da penalidade, como, por exemplo, ausência de sinalização no local, inexistência da infração ou erro na identificação do veículo.

A partir da data de expedição da notificação, conforme registrado no auto de infração, o cidadão tem o prazo de 30 dias para apresentar sua defesa à Comissão de Defesa Prévia. Após análise, a comissão pode acatar ou indeferir a solicitação. Em caso de indeferimento, ainda é possível recorrer a outras duas instâncias: a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e, posteriormente, ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

 

Veja mais notícias

Vereadores aprovam passeio ciclístico que alia mobilidade e proteçã...

Com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas como uma alternativa de mobilidade mais ambientalmente sustentável e benéfica para a saúde, o Legi...

17 de setembro, por Leandro Perché

PL cria Mês da Enfermagem em Contagem

A Câmara de Contagem tem se notabilizado nos últimos anos pela aprovação de políticas voltadas para saúde pública. Só em 2025, os vereadores aprova...

17 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha reforço no combate ao preconceito de idade

Cerca de 16% da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais, e a tendência é que essa porcentagem cresça a cada ano, podendo ch...

16 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem