ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto busca levar internet gratuita a áreas públicas e regiões vulneráveis

4 de setembro de 2025, por Marco Túlio de Sousa

De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic, 2024), 84% da população brasileira tem acesso à internet. Apesar do dado positivo, esse percentual cai em 10% quando se considera pessoas com renda de até 1 salário mínimo. Quando se analisa a qualidade da internet, o número é ainda mais preocupante. Apenas 22% dos brasileiros tem condições satisfatórias de conectividade.

Buscando corrigir esse problema em nível local, a Câmara de Contagem aprovou nesta terça, 02/09, o Projeto de Lei 317 de 2025, que institui uma política de acesso público gratuito à internet via rede Wi-Fi na cidade. De autoria de Daniel do Irineu (PSB), o PL foi aprovado de forma unânime nos dois turnos.

Vereador Daniel do Irineu (PSB). Foto: Cleide Amaral.

São objetivos dessa política: promover a inclusão digital da população em situação de vulnerabilidade social; democratizar o acesso à informação e ao conhecimento; facilitar o acesso a serviços públicos digitais, educação à distância e oportunidades de trabalho remoto; e estimular o uso dos espaços públicos como ambientes de aprendizado, convivência e desenvolvimento social.

Estabelece-se que na definição das áreas de cobertura do Wi-Fi gratuito, a Administração Pública Municipal deve priorizar áreas de maior vulnerabilidade social e menor cobertura de internet, bem como espaços públicos de grande circulação. Além disso, caberá ao Poder Público garantir padrões de qualidade e segurança adequados; proteção de dados pessoais e medidas de segurança da informação para proteger o usuário.

Na justificativa que acompanha o projeto, o autor lembra que hoje a internet passou a ser uma “necessidade básica”, sendo uma tecnologia que permite a busca de empregos, acesso a serviços de saúde, estudo, e contato familiar. Daniel do Irineu também destaca a priorização de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Este projeto de lei nasce do compromisso com a inclusão, com a justiça social e com a dignidade. Levar Wi-Fi gratuito a esses territórios é conectar sonhos, abrir portas e construir pontes. Essa é mais uma ação concreta para aproximar a gestão pública das realidades mais desafiadoras do nosso município”, disse.

O PL segue para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Se houver veto, retorna ao plenário para nova votação.

Veja mais notícias

Câmara abre sessão legislativa de 2026 com presença da prefeita Mar...

O Legislativo de Contagem realizou, nesta terça-feira (03/02), a 1ª Reunião Ordinária de 2026. Embora não houvesse projetos na pauta de votação, a ...

4 de fevereiro, por Leandro Perché

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Documento na mão: Posto de Identificação da Câmara entrega quase 3 ...

“Facilitou muito a vida, principalmente para quem tem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade. Assim, não precisamos nos deslocar para luga...

16 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem