ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara oficializa abril como o mês de conscientização sobre autismo em Contagem

9 de outubro de 2025, por Leandro Perché

Desde o ano de 2012, a Câmara Municipal de Contagem se engaja, todos os anos, na campanha do “Abril Azul”, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), motivada pela Lei 4508, que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Autismo. Dessa forma, em abril, são realizadas inúmeras ações e atividades voltadas para a divulgação de informações sobre esse distúrbio de neurodesenvolvimento e para o debate de políticas públicas sobre esse tema.

Agora, a cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte ganha mais uma legislação para promover a conscientização sobre o transtorno e intensificar os debates no sentido de ampliar os direitos das pessoas com TEA e seus familiares. Nesta semana, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 326/2025, de autoria de Léo da Academia (PDT), que institui abril oficialmente como o mês de conscientização sobre o autismo em Contagem.

Autor do projeto, vereador Léo da Academia

“O presente projeto visa consolidar oficialmente no calendário municipal o mês de abril como um período dedicado à conscientização sobre o autismo, seguindo campanhas já realizadas mundialmente e fortalecendo o compromisso da cidade com os direitos das pessoas com TEA. A proposta reforça a importância do conhecimento e da empatia, visando à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca o autor, em mensagem anexa ao projeto.

A nova legislação terá, como diretrizes, a promoção de campanhas de conscientização sobre o autismo e a importância do diagnóstico precoce; estímulo à realização de eventos educativos e informativos sobre o tema; fomento a ações de inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com TEA; e incentivo à iluminação de prédios públicos com a cor azul, símbolo da campanha.

A proposição segue nos próximos dias para a Prefeitura de Contagem e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. A partir daí, o poder Executivo poderá regulamentá-la no que for preciso para que seja executada de forma efetiva. Caso haja veto, a proposição retorna ao Legislativo para mais uma rodada de votação pelos vereadores.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Os sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida; e o diagnóstico oportuno e o encaminhamento para intervenções interdisciplinares comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível pode levar a melhores resultados em longo prazo.

Confira as leis municipais relacionadas ao autismo:

  • Lei 5452/2024 – Institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção de tratamento para pessoas autistas.
  • Lei 5207/2022 – Institui o atendimento prioritário para as pessoas com TEA nos estabelecimentos públicos e privados de Contagem.
  • Lei 5239/2022 – Dispõe sobre o caráter permanente do laudo que diagnostique o Transtorno do Espectro Autista e síndrome de Down.
  • Lei 5285/2022 – Institui a Política para a Educação Inclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
  • Lei 5304/2022 – autoriza o Poder Executivo a subsidiar o passe livre para pessoas com deficiência.
  • Lei 5311/2022 – Dispõe sobre a criação da Campanha de conscientização do Cordão de Girassol.
  • Lei 5232/2022 – Dispõe sobre a isenção de inscrição para os atletas com deficiência em eventos esportivos em Contagem.
  • Lei 5197/2021 – Institui a Carteira de Identificação do Autista (CIA).
  • Lei 4995/2019 – Institui o Dia do Orgulho Autista em Contagem (18 de junho).
  • Lei Complementar 274/2019 – Aumenta o prazo de jornada de trabalho reduzida ao servidor público responsável por pessoa com deficiência.
  • Lei Complementar 273/2018 – Estabelece a isenção de IPTU para pessoas com deficiências que possuam somente um imóvel usado exclusivamente para própria moradia.
  • Lei 4690/2014 – Obrigatoriedade da destinação preferencial dos apartamentos localizados nos andares térreos dos edifícios dos programas de Habitação Popular para pessoas com deficiência.
  • Lei 4508/2012 – Institui o Dia Municipal da Pessoa com Autismo (02 de abril).
  • Lei 4552/2012 – Reconhece a pessoa com autismo como pessoa com deficiência, para fins da plena fruição dos direitos.

Veja mais notícias

Procon Câmara atende dezenas de pessoas em mutirão de negociação co...

Na última segunda-feira (24/11), o Procon Câmara realizou um mutirão de negociação com a Copasa. Ao longo do dia, cerca de 30 pessoas passaram pelo...

25 de novembro, por Lorena Carazza

Câmara entrega título de cidadão honorário ao deputado Nikolas Ferr...

Na próxima sexta-feira (28/11), o Legislativo de Contagem sedia a sessão solene de outorga do Título de Cidadania Honorária de Contagem ao deputado...

24 de novembro, por Leandro Perché

Projeto dispensa uso de uniforme por estudantes com TEA em Contagem

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem a interação social e o comportam...

21 de novembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem