Desde o ano de 2012, a Câmara Municipal de Contagem se engaja, todos os anos, na campanha do “Abril Azul”, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), motivada pela Lei 4508, que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Autismo. Dessa forma, em abril, são realizadas inúmeras ações e atividades voltadas para a divulgação de informações sobre esse distúrbio de neurodesenvolvimento e para o debate de políticas públicas sobre esse tema.
Agora, a cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte ganha mais uma legislação para promover a conscientização sobre o transtorno e intensificar os debates no sentido de ampliar os direitos das pessoas com TEA e seus familiares. Nesta semana, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 326/2025, de autoria de Léo da Academia (PDT), que institui abril oficialmente como o mês de conscientização sobre o autismo em Contagem.
“O presente projeto visa consolidar oficialmente no calendário municipal o mês de abril como um período dedicado à conscientização sobre o autismo, seguindo campanhas já realizadas mundialmente e fortalecendo o compromisso da cidade com os direitos das pessoas com TEA. A proposta reforça a importância do conhecimento e da empatia, visando à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca o autor, em mensagem anexa ao projeto.
A nova legislação terá, como diretrizes, a promoção de campanhas de conscientização sobre o autismo e a importância do diagnóstico precoce; estímulo à realização de eventos educativos e informativos sobre o tema; fomento a ações de inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com TEA; e incentivo à iluminação de prédios públicos com a cor azul, símbolo da campanha.
A proposição segue nos próximos dias para a Prefeitura de Contagem e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. A partir daí, o poder Executivo poderá regulamentá-la no que for preciso para que seja executada de forma efetiva. Caso haja veto, a proposição retorna ao Legislativo para mais uma rodada de votação pelos vereadores.
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Os sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida; e o diagnóstico oportuno e o encaminhamento para intervenções interdisciplinares comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível pode levar a melhores resultados em longo prazo.
Confira as leis municipais relacionadas ao autismo:
Desde o ano de 2012, a Câmara Municipal de Contagem se engaja, todos os anos, na campanha do “Abril Azul”, de conscientização sobre o Transtorno do...
Proveniente da língua inglesa, o termo “geek” se tornou popular na atualidade para designar o público apaixonado por tecnologia, games e cultura po...
A Tribuna Livre desta semana recebeu o empresário e pesquisador Renato Loff, representante do Instituto Renato Loff e da Associação Borboleta Azul,...