ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam projeto que regula veículos de tração animal em Contagem

17 de março de 2015, por Leandro Perché

Após extensas discussões na última semana, os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (17), em segundo turno e redação final, o projeto de lei do Executivo que regulamenta as atividades desenvolvidas pelos condutores de veículos de tração animal – carroças e charretes – no Município.

A matéria estabelece regras de circulação desses veículos baseadas no Código de Trânsito Brasileiro, além de normatizar a postura dos profissionais conhecidos popularmente como carroceiros e sua conduta em relação aos cuidados com os animais. De acordo com o prefeito Carlin Moura (PCdoB), o objetivo é “promover, regulamentar e acompanhar de forma permanente a atividade dos condutores de veículos de tração animal no Município”.

Antes da votação da matéria, o vereador Zé Antônio do Hosp. Sta. Helena (PT) pediu a palavra para parabenizar o governo pela iniciativa, e para falar sobre um requerimento de sua autoria, pedindo que a Prefeitura de Contagem disponibilize veterinários para atender os animais utilizados em carroças e charretes no município. Voltou a defender o trabalho animal, como na reunião anterior, mas com regulamentação e fiscalização que coíbam os maus tratos.

Por sua vez, Fredim Carneiro (PSDB), que já havia se mostrado contrário ao projeto e ao trabalho animal, reforçou sua posição. “Podemos criar alternativas diferentes da simples legalização dos carroceiros, dando capacitação para esses profissionais utilizarem triciclos ou bicicletas com carrocerias, para preservar a mobilidade urbana e a função social dos carroceiros, mas sem utilizar o trabalho dos animais para fazer o transporte de entulhos”.

Votação

Se, no primeiro turno, o projeto recebeu seis votos contrários, desta vez, ele foi aprovado em segundo turno e redação final com apenas três reprovações – Fredim Carneiro, William Barreiro (PTdoB) e Rodinei Ferreira (PT). O vereador Daniel Carvalho (PV) que havia se mostrado contrário ao projeto, não estava presente em plenário desta vez; enquanto Decinho Camargos (PHS) e Caxicó (PPS) mudaram seu voto em relação ao primeiro turno. O projeto segue para a Prefeitura e entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial.

Veja mais notícias

Projeto cria Dia do Escritor em Contagem

Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...

12 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto delimita áreas de preservação ambiental urbana em Contagem

Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...

10 de dezembro, por Leandro Perché

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem