ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão mista acompanhará política de medicamentos em Contagem

11 de maio, por Leandro Perché

Uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Contagem reuniu, nesta sexta-feira (08), poder público, sindicatos e sociedade civil para debater a falta de medicamentos nas farmácias distritais públicas da cidade e a implementação do programa “Remédio Fácil” da Prefeitura de Contagem.

Marcado por acusações e justificativas e pela presença de centenas de pessoas, o debate acalorado resultou principalmente na formação de uma comissão mista formada por vereadores, sindicatos, ministério público, usuários, gestores e profissionais de saúde para acompanhar a política de distribuição de medicamentos no município.

Tal política tem sido questionada principalmente a partir de janeiro deste ano, quando o decreto 452 do prefeito Carlin Moura instituiu o programa “Remédio Fácil”, que consiste na disponibilização gratuita de medicamentos para os usuários do SUS por intermédio da rede privada de farmácias e drogarias. A reclamação geral da população ainda compreende a falta de medicamentos nas farmácias distritais que, segundo o Sind-Saúde, estariam sendo abandonadas pelo poder público, diante da nova política.

O encontro foi mediado pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Rodinei Ferreira (PT), que explicou que a audiência pública dá seguimento ao processo de fiscalização das denúncias que têm chegado a seu gabinete, que incluiu visitas a todas as farmácias distritais e reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde. “A audiência é a continuidade desse trabalho, e que não se encerra por aqui. Agora, vamos compor uma comissão para aprofundarmos essa discussão”, ressaltou.

De acordo com o vereador, a composição da comissão mista e os encaminhamentos devem ser anunciados na plenária da próxima terça-feira (12). E a expectativa é que esse grupo participe de reunião no próximo dia 20 com o Ministério Público e o poder Executivo, para debater a falta de medicamentos nas farmácias distritais e o novo programa da Prefeitura de Contagem.

Debate acalorado

15-05-08 - Audiência Pública Saúde - Foto Fernanda Acypreste (56)A audiência pública teve início com a explanação do vice-presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Rilke Novato, que apresentou as diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Ele ressaltou que o sistema de Contagem já foi premiado em nível nacional há alguns anos; mas criticou os dispositivos do novo decreto que instituiu o “Remédio Fácil”, além da falta de diálogo do governo em relação ao programa.

“Nos últimos 15 anos, o Brasil tem avançado em assistência farmacêutica pública, tanto em investimento de recursos quanto em ampliação de capacidade. Os municípios investem pesado em assistência farmacêutica básica, em que pese a falta de medicamentos que acontece de forma geral. Mas a saída não pode ser esta de Contagem: tangencial, desresponsabilizando e descomprometendo o serviço público, em detrimento das farmácias distritais, e privilegiando o mercado privado”, pontuou.

Em sua fala, a advogada do Sind-Saúde, Luziana Gusmão, engrossou as críticas à política da gestão municipal, ressaltando o “sucateamento das farmácias distritais públicas, favorecendo a iniciativa privada e a indústria farmacêutica”. Esse pensamento foi corroborado pela maioria dos usuários e farmacêuticos que tiveram a oportunidade de usar a palavra na audiência, reclamando sobre falta de medicamentos, de estrutura e de profissionais de saúde no município.

Representando o Executivo municipal, a superintendente de Atenção à Saúde, Silvana Leite Pereira, explicou os fundamentos do programa ‘Remédio Fácil’. “A base da proposta é que o usuário possa, levando a prescrição médica e comprovante de residência, obter o medicamento totalmente gratuito na farmácia mais próxima à sua casa, desde que essa seja credenciada na Secretaria de Saúde. E a Secretaria é que vai pagar a esta farmácia de acordo com a tabela Cemed, que vale em todo o Brasil”.

Como resposta aos questionamentos sobre os problemas nas farmácias distritais, ela ressaltou que há sim dificuldades com “11% a 17% dos medicamentos”, por razões diversas, incluindo o fato de alguns estarem em falta na indústria, por questão de preço, entre outras. Mas destacou também que providências estão sendo tomadas pelo poder público, e uma delas seria o próprio ‘Remédio Fácil’, programa que ainda estaria aberto a readequações.

“A implementação do decreto está em debate, pois o nosso interesse é que melhore a vida dos usuários e dos trabalhadores. A ideia é iniciarmos o ‘Remédio Fácil’ com os medicamentos que temos mais dificuldades em obter, e um passo importante também é pautar a discussão no Conselho Municipal”, destacou a gestora.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem