ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Secretário de Planejamento fala na Câmara sobre momento econômico de Contagem

2 de junho de 2015, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta terça-feira (02), durante a reunião plenária, a visita do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernando Máximo. O objetivo inicial seria anunciar o lançamento do Marco Regulatório das Políticas Públicas de Tecnologia de Informação e Comunicação do Município; no entanto, o representante do Executivo aproveitou para repassar o quadro econômico de Contagem e as medidas tomadas pela administração municipal.

O secretário falou principalmente sobre o anúncio divulgado pela Prefeitura de Contagem há cerca de duas semanas, que dispunha sobre uma série de medidas que visariam ao combate das dificuldades econômicas do município. Entre elas, inclui-se a não concessão de reajuste para os servidores públicos em 2015, a redução do valor dos vencimentos dos cargos em comissão e de agentes políticos e extinção de cargos.

“Na última semana, estivemos na Câmara com nosso controlador, fazendo a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2015, de como andam as receitas, e foi demonstrado um cenário difícil, impossibilitando o governo de garantir a recomposição salarial dos servidores. Então, estamos adotando políticas de valorização da carreira, entre outras medidas”, destacou Fernando Máximo.

Instigado pelo pronunciamento anterior do vereador Eduardo Sendon (PSDB), que externou preocupação com o cenário nacional e a possibilidade de cortes de investimentos no Município, o secretário garantiu a continuidade das políticas sociais e dos projetos de infraestrutura previstos para Contagem.

“Preocupados com os cortes e o ajuste fiscal aprovado no âmbito federal, gostaríamos de assegurar que todas as políticas sociais aplicadas no Município estão confirmadas, porque são convênios do tesouro municipal e ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Social, e serão executadas plenamente”, explicou o gestor público.

“Sobre os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que são as obras de mobilidade urbana que a nossa cidade tanto precisa, da ordem de R$ 200 milhões, o Município tem 42 contratos com a Caixa Econômica Federal, financiados em boa parte no OGU, dinheiro do tesouro da União, que compõe R$ 540 milhões em investimento no Município. Contratos firmados não são rasgados”, completou.

Fernando Máximo concluiu, ressaltando que o governo municipal está preocupado com a conjuntura política, mas otimista de que os ajustes fiscais necessários irão dar resultado para a retomada do crescimento do País, do Estado e de Contagem. “Estamos confiantes também porque, neste período, nossa cidade conseguiu assegurar contatos e colocar todas as obras em andamento com dinheiro financiado e segurado. Em plena crise, acredito que nossa cidade vai responder e começaremos um ciclo de inaugurações de obras importantes”, finalizou.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem