ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Dia de conscientização sobre doença falciforme é lembrado na Câmara de Contagem

19 de junho, por Leandro Perché

O dia mundial de conscientização sobre a doença falciforme – celebrado no dia 19 de junho – não passou em branco na Câmara Municipal de Contagem. Na reunião plenária da semana, o vereador Zé Antônio do Hosp. Sta. Helena (PT) usou o grande expediente para lembrar a data e falar sobre os avanços e dificuldades enfrentados pelas pessoas com essa doença genética e hereditária.

O vereador iniciou sua fala definindo a doença e falando sobre as principais complicações. “A doença falciforme é uma questão de saúde pública. É uma doença congênita da hemoglobina, que impede a oxigenação do organismo de maneira adequada, resultando em diversas complicações físicas e psicológicas, tais como AVC, déficit imunológico, crises de dor, vaso-oclusão, úlceras, perda de visão, pneumonias de repetição, entre outras”, listou Zé Antônio.

Ele explicou que, em 2009, reconhecendo a relevância da doença, a Organização das Nações Unidas definiu o dia mundial de conscientização. E outro marco importante, este em domínio nacional, foi a portaria n° 1391, de agosto de 2005, que constituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde, as diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias – “política essa que abriu portas para mais de dez portarias importantes para esses pacientes”.

Zé Antônio destacou que foram muitos avanços nesses últimos onze anos, mas que há muito a ser feito. Completou, ainda, que o componente social da condição é muito relevante, e trouxe alguns dados para ilustrar que a doença deve ser abordada não apenas por políticas públicas de saúde, mas também de educação, assistência social, direitos humanos, e políticas para as mulheres e para a população negra.

“A doença falciforme é uma doença complexa, que envolve questões sociais importantes, tão graves quanto sua fisiopatologia. Vocês sabiam que 90% das pessoas com doença falciforme são negros, e 86% são mães solteiras? Sabiam que 93% não concluíram o ensino fundamental, e que 98% são beneficiários do Bolsa Família? Não concluem os estudos porque, quando doentes, eles não tem condições sequer de frequentar as aulas”, ressaltou o parlamentar.

Por fim, colocou que a questão passa pela compreensão das particularidades da doença e por uma abordagem integral da pessoa com doença falciforme e seus familiares, desde o momento do diagnóstico, até os cuidados médicos, terapêuticos e sociais. “Esse vereador vem à frente da questão da saúde pública. E me comprometo a pedir um apoio para a Dreminas (Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte e Região Metropolitana), para que tenhamos em Contagem a maior associação desses pacientes no País”, concluiu.

Transporte gratuito

Alex Chiodi defendeu transporte gratuito para os pacientes de Contagem
Alex Chiodi defendeu transporte gratuito para os pacientes de Contagem em tratamento

Na mesma reunião, o vice-presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (SDD), falou sobre um requerimento de sua autoria para que a Prefeitura de Contagem disponibilize transporte gratuito para crianças com doença falciforme e para aquelas com doença renal que precisam se deslocar para o tratamento, respectivamente, na Fundação Hemominas e no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte.

“A anemia falciforme é uma doença muito dura para o paciente e para a família. O tratamento é muito doloroso e debilita muito a pessoa, e não temos o tratamento em Contagem, assim como não temos para doenças renais em crianças, que são tratadas em Belo Horizonte”, destacou Chiodi.

O vice-presidente acrescentou que essa medida beneficiará centenas de pessoas no município. “Um levantamento do Hospital das Clínicas indica que temos aproximadamente 430 crianças de Contagem cadastradas que fazem hemodiálise, e em torno de 70 crianças que fazem o tratamento de anemia falciforme. Além dos problemas de saúde, essas famílias enfrentam dificuldades financeiras com o deslocamento para Belo Horizonte e o lanche das crianças. Assim, estamos solicitando à secretaria de Saúde um transporte específico para essas crianças”.

Em aparte, os vereadores Zé Antônio e Decinho Camargos (PHS) ressaltaram a necessidade de investimento para o tratamento dessas crianças no próprio município. “No último dia 12, estive com o deputado Marcelo Aro, e ele me falou que a emenda de 1 milhão de reais que havia proposto para a cidade estava bem encaminhada para a área da Saúde. Proponho de vermos com o secretário (municipal de Saúde) Evandro se ela pode ser encaminhada para equipamentos de hemodiálise”, sugeriu Decinho.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem