ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Prefeito de Contagem sanciona quatro relevantes leis propostas por vereadores

25 de setembro de 2015, por Leandro Perché

Quatro novas leis propostas pelos vereadores de Contagem e aprovadas na Câmara nos últimos dois meses foram sancionadas nesta semana, com sua publicação no Diário Oficial. Entre elas, estão uma que inclui terapias complementares no SUS; outra que incentiva o uso racional da água no município; a terceira amplia a divulgação de informações sobre obras públicas; e há também uma lei que proíbe o abastecimento de veículos após o acionamento da trava de segurança nas bombas de combustível.

A primeira é de autoria do vereador Daniel Carvalho (PV), e autoriza o Município a implantar as chamadas práticas integrativas e complementares no sistema de saúde, incluindo massoterapia, fitoterapia, terapia floral, acupuntura, cromoterapia, aromaterapia, quiropraxia, iridologia, ortomolecular, ginástica terapêutica e terapias da respiração. Essas modalidades devem ser desenvolvidas apenas por profissionais habilitados e registrados; e o Executivo pode celebrar convênios para disponibilizá-las.

Com o objetivo de combater a crise hídrica, o vereador Professor Irineu Inácio (PSDC) propôs o PL 002/2015, que foi aprovado na Câmara em agosto. A nova lei prevê a criação de políticas de educação e conscientização, além da concessão de benefícios fiscais para imóveis que comprovarem redução anual do consumo de água. Ela indica ações do poder público para erradicação do desperdício e reaproveitamento de água não potável, mas deixa aberta sua regulamentação para as autoridades da área.

Entre as quatro, a lei aprovada mais recentemente na Câmara foi a decorrente de um projeto assinado por vários vereadores. A Lei nº 4767/2015 determina que todas as obras públicas realizadas pelo Município ou por execução indireta devem ter, em local visível, uma placa de pelo menos 6 m², contendo informações gerais sobre a obra, incluindo data de início e término, valores gastos com sua execução, dados sobre os responsáveis pela obra, entre outras.

Proposta pelo vereador Alex Chiodi, a partir do PL 018/2015, a Lei nº 4768/2015 determina uma multa no valor de R$ 1.000 para os postos de combustíveis que continuarem a abastecer o veículo após o acionamento da trava automática de segurança da bomba. O valor pode dobrar em caso de reincidência; e ser corrigido de acordo com a inflação. Com a publicação da nova lei, o poder público tem agora 90 dias para regulamentá-la.

Veto

A semana não foi apenas de aprovações para os projetos do Legislativo Municipal. O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), vetou totalmente o PL 034/2015, de autoria do vereador Decinho Camargos (PHS), que determina a instalação e adequação de equipamento sonoro nos ônibus, que preste informações, interna e externa, quanto à linha, ao itinerário dos coletivos e à próxima parada.

Em justificativa para o veto, o prefeito classifica o projeto como inconstitucional, por ser de competência do Executivo o planejamento e o gerenciamento do sistema de transporte público. Além disso, a proposta cria despesa para o transporte público, sem realizar um estudo técnico de viabilidade e sem indicar a fonte de custeio.

Com isso, o veto retorna para o poder Legislativo, e deve ser colocado para votação dos vereadores nas próximas plenárias. Eles podem acatá-lo, arquivando a matéria; ou podem derrubar o veto, deixando o projeto apto a ser transformado em lei.

Veja mais notícias

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché

Câmara aprova nova Lei de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem