A mobilidade urbana, em especial a sua relação direta com a construção de ciclovias, foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Contagem na noite da última segunda-feira (09). O encontro aconteceu por iniciativa do vereador Fredim Carneiro (PSDB), que no mês passado apresentou em plenário requerimento solicitando a audiência.
Além de ciclistas, estiveram presentes membros da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), vereadores e representantes das cidades de Betim e Belo Horizonte e o presidente da Associação de Ciclistas de Betim, Álvaro Amaral. Compareceram também, além de Fredim, os vereadores Paulo Prado e Beto Diniz, ambos do PCdoB.
As principais demandas levantadas pelos ciclistas foram as implantações de ciclovias destinadas à prática de esportes – como as propostas nas avenidas Firmo de Matos, Rio Volga, Alvarenga Peixoto, José Faria da Rocha e Prefeito Gil Diniz, e ciclovias voltadas para o deslocamento como opção de substituição aos veículos particulares, como as da Avenida Severino Ballesteros (antiga Sarandi), João César de Oliveira e Via Expressa, esta última interligando, inclusive, os municípios de Betim, Contagem e Belo Horizonte.
Além disso, os praticantes do ciclismo abordaram temas que se relacionam à prática da atividade na cidade além das ciclovias, como a melhora nas condições de asfalto e iluminação das vias de Contagem, segurança pública, campanhas de conscientização para ciclistas, pedestres e motoristas com o intuito de educar a respeito da inserção da bicicleta no trânsito, entre outros.
Todas as propostas foram discutidas e respondidas pelo vice-presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, bem como pelo engenheiro de trânsito e coordenador da autarquia, Leonardo Reis. Avaliando a demanda e a viabilidade de cada ciclovia proposta durante a audiência, Leonardo reforçou que, de imediato, é necessário definir prioridades. Segundo ele, uma sugestão é iniciar pelas ciclovias nas avenidas Firmo de Matos e Rio Volga, ambas viáveis e executáveis a curto prazo.
Para Rodrigo Tomaz, grande parte das questões colocadas pelos ciclistas estão sendo contempladas pelo Plano de Mobilidade Urbana e Logística de Contagem (PlanMob-Contagem). Trata-se de um projeto que deve chegar ainda este ano para apreciação da Câmara Municipal, e que surgiu da necessidade do município em se adequar à Lei Federal 12.587/2012, que estabelece instrumentos de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana para cidades com populações acima de 20 mil habitantes.
“O PlanMob-Contagem estabelece diversas metas a curto, médio e longo prazo para a questão da mobilidade Urbana em Contagem. Dentro dele estão metas voltadas para facilitar o deslocamento e estacionamento ciclístico na cidade”, explicou Tomaz, listando objetivos como construção de ciclovias e ciclofaixas, bicicletários e a interligação destes elementos com terminais de transportes coletivos.
Em primeira mão, Rodrigo aproveitou para anunciar que já foi entregue pela Transcon o projeto executivo para a construção da pista de caminhada da Avenida Gil Diniz, localizada no Centro de Contagem, resultado de uma emenda encaminhada pelo Deputado Federal Luis Tibé. Atualmente, os praticantes de corrida e caminhada trafegam junto aos carros na maioria dos dias da semana. Em alguns dias, uma das pistas é fechada para a passagem de carros. “Serão 2,2 km de pista, e o investimento será de R$ 1,4 milhão”, explicou.
Encaminhamentos
Levando em consideração as ponderações feitas pelos ciclistas, parlamentares, técnicos e demais participantes da audiência pública, alguns encaminhamentos foram tirados e apresentados ao final da reunião. Dentre eles:
Finalizando a audiência, Fredim sistematizou os assuntos abordados e destacou a importância da reunião. “Temos que começar o movimento e plantar a ideia da implantação das ciclovias. Não importa se começamos com três ou com mil ciclistas na discussão, o que temos é que começa-la. Vamos encaminhar todas essas questões, por escrito, para Transcon, Conparq e demais pastas que se relacionam, de alguma forma, com a mobilidade urbana”, concluiu.
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