ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Audiência Pública discute implantação de ciclovias em Contagem

10 de novembro de 2015, por Lorena Carazza

A mobilidade urbana, em especial a sua relação direta com a construção de ciclovias, foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Contagem na noite da última segunda-feira (09). O encontro aconteceu por iniciativa do vereador Fredim Carneiro (PSDB), que no mês passado apresentou em plenário requerimento solicitando a audiência.

Além de ciclistas, estiveram presentes membros da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), vereadores e representantes das cidades de Betim e Belo Horizonte e o presidente da Associação de Ciclistas de Betim, Álvaro Amaral. Compareceram também, além de Fredim, os vereadores Paulo Prado e Beto Diniz, ambos do PCdoB.

As principais demandas levantadas pelos ciclistas foram as implantações de ciclovias destinadas à prática de esportes – como as propostas nas avenidas Firmo de Matos, Rio Volga, Alvarenga Peixoto, José Faria da Rocha e Prefeito Gil Diniz, e ciclovias voltadas para o deslocamento como opção de substituição aos veículos particulares, como as da Avenida Severino Ballesteros (antiga Sarandi), João César de Oliveira e Via Expressa, esta última interligando, inclusive, os municípios de Betim, Contagem e Belo Horizonte.

Além disso, os praticantes do ciclismo abordaram temas que se relacionam à prática da atividade na cidade além das ciclovias, como a melhora nas condições de asfalto e iluminação das vias de Contagem, segurança pública, campanhas de conscientização para ciclistas, pedestres e motoristas com o intuito de educar a respeito da inserção da bicicleta no trânsito, entre outros.

Todas as propostas foram discutidas e respondidas pelo vice-presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, bem como pelo engenheiro de trânsito e coordenador da autarquia, Leonardo Reis. Avaliando a demanda e a viabilidade de cada ciclovia proposta durante a audiência, Leonardo reforçou que, de imediato, é necessário definir prioridades. Segundo ele, uma sugestão é iniciar pelas ciclovias nas avenidas Firmo de Matos e Rio Volga, ambas viáveis e executáveis a curto prazo.

Para Rodrigo Tomaz, grande parte das questões colocadas pelos ciclistas estão sendo contempladas pelo Plano de Mobilidade Urbana e Logística de Contagem (PlanMob-Contagem). Trata-se de um projeto que deve chegar ainda este ano para apreciação da Câmara Municipal, e que surgiu da necessidade do município em se adequar à Lei Federal 12.587/2012, que estabelece instrumentos de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana para cidades com populações acima de 20 mil habitantes.

“O PlanMob-Contagem estabelece diversas metas a curto, médio e longo prazo para a questão da mobilidade Urbana em Contagem. Dentro dele estão metas voltadas para facilitar o deslocamento e estacionamento ciclístico na cidade”, explicou Tomaz, listando objetivos como construção de ciclovias e ciclofaixas, bicicletários e a interligação destes elementos com terminais de transportes coletivos.

Em primeira mão, Rodrigo aproveitou para anunciar que já foi entregue pela Transcon o projeto executivo para a construção da pista de caminhada da Avenida Gil Diniz, localizada no Centro de Contagem, resultado de uma emenda encaminhada pelo Deputado Federal Luis Tibé. Atualmente, os praticantes de corrida e caminhada trafegam junto aos carros na maioria dos dias da semana. Em alguns dias, uma das pistas é fechada para a passagem de carros. “Serão 2,2 km de pista, e o investimento será de R$ 1,4 milhão”, explicou.

Encaminhamentos

Levando em consideração as ponderações feitas pelos ciclistas, parlamentares, técnicos e demais participantes da audiência pública, alguns encaminhamentos foram tirados e apresentados ao final da reunião. Dentre eles:

  • Realização de uma campanha de conscientização para pedestres, motoristas e ciclistas, com a participação ativa do Executivo, Legislativo e dos próprios ciclistas;
  • Fechamentos de algumas ruas da cidade, aos domingos, com o objetivo de proporcionar lazer aos cidadãos;
  • Criação de projeto de lei semelhante ao de Belo Horizonte visando à possibilidade de transportar bicicletas nos veículos de transporte coletivo municipais;
  • Incentivo à instalação de bicicletários em órgãos públicos e privados, como agências bancárias, shoppings e centros comerciais da cidade;
  • Incentivo para que as empresas que venham a se instalar em Contagem ofereçam, como contrapartida, projetos para as ciclovias.

Finalizando a audiência, Fredim sistematizou os assuntos abordados e destacou a importância da reunião. “Temos que começar o movimento e plantar a ideia da implantação das ciclovias. Não importa se começamos com três ou com mil ciclistas na discussão, o que temos é que começa-la. Vamos encaminhar todas essas questões, por escrito, para Transcon, Conparq e demais pastas que se relacionam, de alguma forma, com a mobilidade urbana”, concluiu.

Veja mais notícias

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché

Câmara aprova nova Lei de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem